Ferdinand "Ferry" Porsche previu-o em 1989: "Se construíssemos um veículo off-road com nossas especificações de qualidade, com o nome Porsche na frente, venderia". E ele estava para provar que estava certo. Desde 2002, o Cayenne tem sido um dos principais pilares do sucesso mundial da fabricante.

Nos anos 1990, a Porsche teve que tomar decisões de longo alcance para garantir o sucesso a longo prazo. No início da década, a empresa estava em uma das maiores crises econômicas de sua história. As contas no vermelho e entregou apenas 23.060 carros no ano comercial de 1991/92.

Com o Boxster, introduzido em 1996, a Porsche começou a mudar e apresentar modelos mais baratos. Mas ficou claro para a administração que o lendário 911 e o novo modelo de motor central-traseiro por si só não seriam capazes de conduzir a empresa a um futuro seguro. Os planos para "o terceiro Porsche" começaram a amadurecer, mesmo que o segmento não tenha sido definido imediatamente.

20 Jahre Porsche Cayenne
2000: Os membros da diretoria da Porsche examinam o projeto final de Cayenne em Weissach.

Por recomendação da organização de vendas norte-americana, foi decidido projetar um veículo fora-de-estrada em vez de uma minivan, que também estava sendo considerada. Este tipo de veículo estava particularmente na moda na América do Norte, o maior mercado da Porsche na época. Além disso, o então CEO Wendelin Wiedeking tinha como objetivo o mercado asiático emergente. As ambições eram altas desde o início. A Porsche não só queria desenvolver um SUV particularmente esportivo típico da marca, mas também fazer frente aos melhores concorrentes no segmento off-road.

Esta tarefa gigantesca foi abordada em conjunto com a Volkswagen como parte do projeto denominado internamente "Colorado" e anunciado oficialmente em junho de 1998. O Porsche Cayenne e o VW Touareg iriam compartilhar a plataforma. Apesar da arquitetura idêntica, cada fabricante inicialmente utilizou seus próprios motores e elaborou sua própria montagem de suspensão.

A Porsche foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma conjunta no inicialmente ultra-secreto centro de Hemmingen, enquanto a VW contribuiu com seu know-how de produção para grandes quantidades. Em 1999, Zuffenhausen decidiu a favor do "Made in Germany" e construiu uma nova unidade de produção em Leipzig, que foi oficialmente inaugurada em agosto de 2002.

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2002: O então chanceler alemão Gerhard Schröder, no primeiro Porsche Cayenne.

A contraparte da VW, o Touareg, foi produzido na fábrica da VW em Bratislava, Eslováquia. A carroceria pintada para o Cayenne também foi fornecida a partir daí, com a montagem final ocorrendo na Saxônia. Tanto a primeira como a segunda geração do Cayenne - internamente chamadas de E1 e E2 - saíram da linha de produção em Leipzig e mais tarde também em Osnabrück.

Com o início da terceira geração (E3) em 2017, a Porsche transferiu toda a produção do Cayenne para Bratislava a fim de criar capacidade adicional em Leipzig para o sedã esportivo Panamera e para o SUV compacto Macan.

A primeira geração (E1) foi lançada inicialmente com dois motores V8. No Cayenne S, o recém desenvolvido motor de 4,5 litros produziu 250 kW (340 cv), enquanto que o Cayenne Turbo chegou a ter 331 kW (450 cv) a partir do mesmo deslocamento. Foram possíveis velocidades máximas de 242 e 266 km/h respectivamente - uma mensagem importante para os clientes regulares de carros esportivos, cujas expectativas também foram atendidas no que diz respeito ao chassi.

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A dinâmica foi determinada por sistemas eletrônicos recentemente introduzidos. O Porsche Traction Management (PTM) distribuiu a potência de acionamento entre os eixos traseiro e dianteiro numa proporção de 62:38 como padrão. Além disso, o sistema de acionamento era variável através de uma embreagem de múltiplas placas e podia representar qualquer relação de potência entre as rodas dianteiras e traseiras entre 100:0 e 0:100, se necessário.

Longe das estradas pavimentadas, o motorista de Cayenne poderia contar adicionalmente com uma caixa de redução. Uma trava longitudinal de 100% impedia que as rodas girassem mesmo que se levantassem brevemente do solo. Equipado desta forma, o primeiro veículo off-road da Porsche não era de forma alguma inferior aos renomados veículos off-road da concorrência, mesmo durante os test drives na fase de desenvolvimento.

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Além disso, a primeira geração Cayenne (E1) foi também o primeiro Porsche com o recém-desenvolvido PASM. O Porsche Active Suspension Management foi oferecido junto com a suspensão a ar. Ela regula permanentemente a força de amortecimento e inclui em seus cálculos o estado da superfície da estrada e o estilo de condução do motorista.

A suspensão a ar também ajudou o off-road do Cayenne: a já impressionante distância ao solo de 21,7 centímetros com suspensão convencional tornou-se de até 27,3 centímetros com a ajuda do controle de nível da suspensão a ar. A Porsche otimizou o desempenho em estrada no início de 2006 com a introdução do primeiro Cayenne Turbo S, que chamou a atenção com sua extraordinária potência de 383 kW (521 hp) do motor V8 biturbo de 4,5 litros.

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Os desenvolvedores da primeira geração do Cayenne já tinham em mente um derivado com desempenho dedicado na estrada quando tratou de expandir a gama de modelos pouco depois de sua bem sucedida estréia. Oliver Laqua, hoje gerente de projeto para o Cayenne, já trabalhava como engenheiro de conceito para o E1 em 1998 e em 2004 foi encarregado de projetar um Cayenne que fosse particularmente esportivo em todos os aspectos.

O jovem engenheiro não podia ser acusado de falta de consistência, porque Laqua queria desenvolver um veículo particularmente leve sob o nome de projeto "Roadrunner". "Planejamos fazer sem a caixa de transferência, porque isso economizou outros 80 quilos de peso. E pensamos em quatro banco concha de corrida para maior redução de peso e emoção", recorda Laqua hoje.

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No entanto, o fato de que o "Roadrunner" deveria ser apenas de tração traseira era tão impopular como os bancos bastante impraticáveis. No que diz respeito ao motor, os desenvolvedores mais uma vez conseguiram seu caminho: V8 aspirado naturalmente em vez de turbo.

"Neste projeto, não era apenas a potência que contava, o carro também tinha que ser realmente responsivo", diz Laqua. Uma caixa manual de seis velocidades e uma suspensão especialmente desenvolvida vieram como padrão. Pela primeira vez, a suspensão com molas helicoidais foi combinada com o sistema de amortecimento controlado PASM - um conceito que até então era reservado para carros esportivos de duas portas. A frente e a traseira se assemelhavam ao Cayenne Turbo. As extensões do arco da roda aumentaram cerca de 14 milímetros de cada lado, tornando o recém-chegado o modelo mais poderoso. Também era 24 milímetros mais baixo que o Cayenne S.

O nome foi escolhido dos livros de história da Porsche - o 928 GTS, que foi descontinuado em 1995 e cuja abreviação, por sua vez, veio do Porsche 904 Carrera GTS dos anos 60. O primeiro Cayenne GTS foi lançado em 2007 com a atualização do modelo da geração E1. 298 kW (405 hp) de potência a partir de 4,8 litros de deslocamento o colocam no topo das variantes Cayenne com motores naturalmente aspirados.

Logo após sua estréia mundial no Salão Motor de Paris em setembro de 2002, o Cayenne se tornou um sucesso mundial - e imediatamente excedeu as expectativas de vendas. Originalmente, eram esperadas 25.000 entregas por ano. Nos oito anos do modelo da primeira geração, foram vendidas 276.652 unidades, ou seja, quase 35.000 veículos por ano. Entretanto, a milionésima Cayenne já é história - ela saiu da linha de produção no verão de 2020. Em 2021, bem mais de 80.000 unidades foram entregues na última contagem.

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