No final do domingo, os primeiros rumores de que a Audi estaria negociando a compra da McLaren surgiram na Europa. Primeiro por meio de uma reportagem da Automobilwoche, braço alemão da Automotive Business. Lá, afirmava-se que o Grupo McLaren seria dividido em dois: a parte de carros de rua indo para as mãos da BMW, enquanto a Audi ficaria com a parte de automobilismo, principalmente a equipe de Fórmula 1. Os ingleses, porém, negam a história.

Um porta-voz da BMW refutou esse boato rapidamente em uma entrevista com a Bloomberg, enquanto um representante da Audi apenas disse que a marca "considerava rotineiramente várias ideias de cooperação" como parte de suas "deliberações estratégicas". Hoje, o lado corporativo da empresa britânica é controlado majoritariamente pelo Mumtalakat, fundo soberano do Bahrein, que possui 62,55% das ações da companhia. Isso significa que o controle da McLaren, incluindo a marca de supercarros e a equipe de F1, fica nas mãos dos executivos do fundo.

McLaren Artura 2022 híbrido

Logo após, os britânicos da Autocar também afirmaram que o Grupo McLaren estaria sendo vendido, mas sem a divisão. A revista relatou que a primeira oferta feita pelo Grupo Volkswagen por meio Audi foi recusada porque o conselho de diretores e o presidente executivo da McLaren, Paul Walsh, queriam o dobro do valor. Segundo a reportagem, as duas partes teriam chegado a um acordo. 

Deve-se mencionar ainda que o CEO da McLaren, Mike Flewitt, anunciou sua saída no final de. Além disso, a marca estaria com pouco dinheiro em caixa, considerando que teve que vender sua sede para se capitalizar e está alugando as instalações. Dito isso, a McLaren está deixando claro que não houve nenhuma negociação e que não aconteceram alterações na estrutura da empresa. Do lado da Audi, o Grupo Volkswagen já teria confirmado o interesse em retornar à F1 em 2026, quando os motores da categoria irão mudar. A equipe McLaren poderia ser sua porta de entrada.

Contatada pelos colegas do Motor1.com dos EUA, Laura Conrad, diretora de relações com a imprensa da McLaren, informou que "o Grupo McLaren está ciente das reportagens que afirmam que a marca foi vendida para a Audi. Elas estão completamente incorretas e a McLaren está buscando que elas sejam removidas. A estratégia de tecnologia da McLaren sempre envolveu discussões e colaborações com parceiros relevantes, além de fornecedores, incluindo outras montadoras. No entanto, não houve mudança na estrutura de propriedade do Grupo McLaren".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com