BMW M revela protótipos secretos de versões CSL que quase foram lançados

Em seu 50º aniversário, a divisão esportiva mostrou o que quase tivemos nas ruas com preparação mais pesada

Com uma história de 50 anos, a BMW M provou seu valor como a divisão de alto desempenho da montadora alemã com a introdução dos carros M. Mas com várias décadas da BMW M, havia apenas três modelos CSL que foram realmente lançados: o 3.0 CSL de 1973 (logo após o nascimento da BMW M), o E46 M3 CSL de 2003, e o recentemente revelado M4 CSL.

A sigla - que significa Competição, Esporte e Peso Leve, em tradução direta - tornou-se sinônimo de carros M hardcore para as ruas, porém com capacidade de pista, e sua exclusividade os tornou mais desejáveis tanto para entusiastas quanto para colecionadores. Mas você sabia que a BMW tem mais quatro protótipos CSL que quase foram para as lojas? A BMW M nos leva em um tour por uma garagem secreta onde residem esses quatro carros, alguns deles nunca vistos antes no mundo.

BMW M3 CSL E46 V8

Para não ser confundido com o BMW M3 GTR, o protótipo E46 M3 CSL V8 permaneceu como um protótipo único, mas com um propósito. Com um motor de 430 cavalos (321-kilowatt) de 4,0 litros (S65VB40) sob seu capô, ele foi criado pela BMW como um portador de pré-teste do V8 usado em outras BMWs. Os conhecimentos da M3 CSL V8 fluíram para a família de motores M, como o S85 (V10) e o S65 (V8).

BMW M5 CSL E60 V10

Assim como a M3 CSL V8, a BMW M5 CSL E60 V10 se tornou um protótipo para um V10 de 5,5 litros de alta potência, recentemente desenvolvido, que produz 630 hp (470 kW) e atinge o pico em 8.750 rpm. Para acompanhar a imensa potência criada, a BMW criou um M5 CSL mais leve com teto de carbono, bancos Recaro e sem bancos traseiros - economizando 331 libras (150 quilos) no processo.

Com mais ajustes envolvidos incluindo suspensão e refrigeração adicional, o M5 CSL lapidou Nürburgring em 7 minutos e 50 segundos. O BMW M5 CSL permaneceu como uma ocasião única, celebrando o 25º aniversário da BMW M .

BMW M6 CSL E63 V10

Diferente dos protótipos M3 CSL V8 e M5 CSL, o E63 M6 CSL V10 tornou-se um banco de ensaio para a aerodinâmica ativa da BMW. Além do peso reduzido, o M6 CSL V10 veio com um spoiler traseiro automático e um spoiler frontal retrátil, projetado para melhorar ainda mais o desempenho do coupé. A BMW M6 CSL também apresentava os espelhos retrovisores externos M de duas hastes, encontrados nos modelos mais esportivos da BMW atualmente.

BMW M2 CSL F87

O M2 mais pesado foi o M2 CS de 450 hp (336-kW), mas você sabia que a BMW M trabalhou simultaneamente em um M2 CSL? Feito para ampliar ainda mais o desempenho do M2 Competition, o M2 CSL tinha a mesma quantidade de cavalos e 406 pés de libra (550 Newton-metros) de torque, alimentando um carrp leve de dois lugares com bancos concha, barra anti-torção, console central em fibra de carbono, asa traseira de carbono e freios de carbono-cerâmica.

Tanto o M2 CS como o M2 CSL foram apresentados internamente, mas a luz verde foi para o M2 CS com suas características mais adequado para uso diário. O M2 CSL permaneceu como um produto único.

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