Revelado no final de março, o Honda Civic híbrido já começa a ser vendido em outros países. A versão sedã fez o seu lançamento na Tailândia, em duas variantes, com preços a partir de 1.150.000 baht (R$ 167.302). O carro que chegará ao Brasil no final deste ano será praticamente o mesmo, com um motor 2.0 híbrido de 184 cv e que, segundo a fabricante, faz 25 km/litro no consumo combinado, mas chegaria a 55,5 km/litro no ciclo urbano.
Na Tailândia, o Honda Civic híbrido, com o sobrenome e:HEV, será vendido nas versões EL+ e RS, com preços entre 1.150.000 e 1.270.000 baht (R$ 167.302 e R$ 184.922). Obviamente, acaba custando mais do que as configurações com o 1.5 turbo de 178 cv, vendido entre 964.900 e 1.009.900 baht (R$ 140.497 e R$ 147.049) nas configurações EL e EL+. Assim, a variante híbrida acaba sendo as opções topo de linha.
Agora que começou a ser vendido, a Honda divuglou mais detalhes sobre sua mecânica. Como já dito anteriormente, terá um 2.0 aspriado, que funciona basicamente como um gerador para os dois motores elétricos na maior parte do tempo. A fabricante diz que o conjunto todo entrega uma potência combinada de 184 cv e um torque máximo de 32,1 kgfm. A capacidade das baterias não foi divulgada.
A parte realmente interessante é o consumo declarado. O Civic híbrido seria capaz de fazer 55,5 km/litro na cidade e 18,86 km/litro na estrada, um número impressionante. Por conta do desempenho pior no ciclo rodoviário, a média acaba caindo para 25 km/litro. Segundo a fabricante, o carro ainda emite 96 g/km de CO2. A Tailândia ainda conta com o chamado “gasohol”, uma mistura de 80% de gasolina e 20% de etanol. Com este combustível, o sedã melhora um pouco na estrada, fazendo 19,6 km/litro, subindo a média para 25,6 km/litro e emitindo 93 g/km.
Por ser a versão mais cara do Civic, o e:HEV não decepciona no pacote de equipamentos. Conta com faróis full-LED com acendimento automático, iluminação diurna em LED, rodas de liga leve de 17” (18” na versão RS), sensor de chuva, vidros laterais com ajuste elétrico e rebatimento, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, central multimídia de 9” com Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 10,2”, carregador wireless para smartphones, banco do motorista com ajuste elétrico, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, entre outros.
Seguirá o padrão de segurança que a Honda tem adotado em diversos mercados, vindo com seis airbags, contoles de estabilidade e tração, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, farol alto automático, LaneWatch (uma câmera do lado do passageiro que mostra a imagem ao ativar a seta), câmera de ré e detector de pedestres.
A boa notícia para os fãs do Honda Civic é que o sedã voltará a ser vendido no Brasil no final do ano. Apesar da produção ter sido encerrada em Sumaré (SP), a fabricante já confirmou os planos de oferecer o carro novamente e nesta inédita versão híbrida. Porém, agora virá importado, muito provavelmente do Canadá, onde é produzido. Isto fará com que custe bem mais do que os valores que eram praticados até o final do ano passado. Com o Toyota Corolla híbrido custando a partir de R$ 177.590, mesmo sendo nacional, o Civic híbrido deve passar dos R$ 200 mil.
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