Quando confirmou que teria um SUV médio em nosso mercado a partir de 2023, a Honda ainda não tinha divulgado muitas informações sobre o novo HR-V norte-americano, ou ZR-V para os mercados globais (inclusive Brasil). Com o seu lançamento nos Estados Unidos, agora temos como ter ao menos um caminho para saber o que esperar.
Obviamente que a Honda olhou para o sucesso do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos em diversos mercados, inclusive nos Estados Unidos, justamente seus principais concorrentes. Será o mesmo trio que o Honda ZR-V terá no Brasil, já que ficará abaixo do futuro CR-V, um SUV que crescerá, refinará, será híbrido e com sete lugares. Como ele se posiciona diante da concorrência?
Em medidas, maior que o Compass, Taos e Corolla Cross
Com a apresentação nos Estados Unidos, as dimensões do novo ZR-V finalmente não são mais um mistério. Seus 4,53 m de comprimento o destaca, com 13 cm a mais que o Jeep Compass (4,40 m) e 7 cm maior que o Corolla Cross e Taos (4,46 m). Baseado na mesma plataforma do Civic 11, copia o Toyota e o Taos ao usar a mesma base de um sedã médio, o Corolla e o Jetta.
Em entre-eixos, o Honda tem 2,65 m. É 1 cm maior que o Jeep e o Toyota, mas menor que o Volkswagen e seus 2,68 m. Em porta-malas, ainda temos apenas as medidas no padrão norte-americano, mas o Honda tem 690 litros, enquanto Compass (770 l), Taos (705 l) e Corolla Cross (750 l) ficam acima dos 700 litros. Nossas medições são diferentes, mas já serve como uma referência.
Nos Estados Unidos, o ZR-V usa apenas o 2.0 aspirado de 160 cv com câmbio CVT. O SUV tem opções 1.5 turbo e até híbridas na Europa e Ásia. O 1.5 turbo poderia ser uma opção para nosso mercado, mas o híbrido é dúvida, já que isso deverá ficar com Civic, Accord e CR-V no mercado brasileiro.
Até mesmo sua faixa de preços está na faixa de esses concorrentes nos Estados Unidos. Por iniciais US$ 23.650, chega aos US$ 28.950 com tração AWD. VW Taos inicia em US$ 23.495, Corolla Cross em US$ 22.445 e o Jeep Compass, US$ 26.785. Em todos os casos, há opcionais e variam os valores. O Toyota é o único com opção Hybrid, que chegou apenas recentemente.
Produção indicará futuro no Brasil
A informação sobre onde o novo Honda ZR-V será produzido para abastecer as Américas não está clara, mas poderá continuar no México, como o HR-V anterior que chegava aos Estados Unidos. No Brasil, Itirapina (SP) fará a nova geração do HR-V, a global, que ainda será um SUV compacto e lançado em agosto.
Se for produzido apenas nos Estados Unidos, o Honda ZR-V não deverá chegar ao Brasil com um preço competitivo diante da concorrência, produzida por aqui e na Argentina. A produção no México facilita o processo pelo acordo entre países, com uma carga tributária reduzida. Há também uma conversa sobre a produção no Brasil, mas em nenhum momento foi confirmada quando o SUV foi anunciado para nosso mercado.
De qualquer forma, o ZR-V será um substituto em volume para o Civic anterior. O sedã será importado dos Estados Unidos e híbrido, o que dará a ele um valor mais alto que o atual. Os SUVs médios hoje fazem esse papel e não seria diferente com a Honda, já que é um produto mais desejado e com maior valor agregado - e maior margem de lucro.