Após um mês recorde, as ruas brasileiras receberam 133.372 novas motocicletas no mês de maio. Além de crescimento em quase todas as categorias, a recuperação após um mês de queda em abril está causando aumento de vendas mesmo nas categorias de duas rodas que tradicionalmente cobram elevados valores, como das grandes aventureiras.

O segmento de big trails em maio também teve bom desempenho. No total, foram 1.797 emplacamentos de motos dessa categoria, que raramente saem por menos de R$ 60.000. Com isso, o segmento chegou a 1,35% de participação no total de vendas de maio. Das 10 mais vendidas da categoria, seis cresceram.

Destaque para a linha GS da BMW e Honda NC 750X

BMW G 310 GS e F 850 GS Triple Black
BMW F 850 GS Triple Black

O ranking de vendas de big trails em maio teve como líder mais uma vez a BMW R 1250 GS, uma das motos mais caras da categoria. Foram 483 emplacamentos em maio contra 311 registros em abril. Seu crescimento foi de 55,31% e a moto acumula 1.860 unidades vendidas em 2022 até maio. 

No entanto, o maior crescimento entre os meses de abril e maio não veio de nenhuma de BMW. Este fato coube à Honda NC 750X, moto que foi recentemente renovada. A crossover da marca chegou a 340 emplacamentos em maio após crescer de 62,68% sobre abril e registrar seu melhor desempenho mensal de vendas em 2022 até agora. Sem nenhuma unidade comercializada em abril, a Triumph Tiger 1200 voltou ao Top 10 na 9ª colocação. A maior aventureira da marca britânica foi repaginada e ganhou nova geração.

As 10 motos big trail mais vendidas de maio de 2022

Posição Modelo Vendas em maio Vendas em Abril Variação
Acumulado em 2022
1 BMW G 1250 GS 483 311 55,31% 1.860
2 BMW F 850 GS 378 238 58,82% 958
3 Honda NC 750X 340 209 62,68% 832
4 Triumph Tiger 900 326 289 12,80% 1.433
5 Honda CRF 1100L Africa Twin 84 143 -41,26% 431
6 BMW F 750 GS 61 40 52,50% 151
7 Suzuki V-Strom 650 43 46 -6,52% 207
8 Kawasaki Versys 650 29 49 -40,82% 283
9 Triumph Tiger 1200 24 0 - 37
10 Kawasaki Versys 1000 18 20 -10,00% 113

 

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

A grande mudança da nova NC 750X fica por conta da transmissão. Agora, a aventureira pode ser acompanhada por um câmbio mecânico de 6 marchas (MT), ou automatizado de dupla embreagem (DCT) com o mesmo número de relações. Assim, ela se junta à África Twin e à X-ADV no catálogo de motos da empresa que dispensam o manete da embreagem. Vale ressaltar que a nova Honda NC 750X MT é fabricada em Manaus (AM) e custará R$ 49.700 sem frete.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com