Iniciada em dezembro de 2019, a produção do Chevrolet Onix Plus na fábrica de San Luis Potosí, no México, acabou sendo encerrada prematuramente pela General Motors. As operações foram duramente prejudicadas pela crise de componentes que afeta a indústria e chegaram ao fim no último mês de maio. Para manter o modelo em oferta localmente, a solução seria importá-lo do Brasil ou da China (únicos locais produtores).
Nessa disputa, a país asiático levou a melhor e acabou sendo escolhido. Dessa forma, o sedã (chamado no mercado doméstico apenas de Onix) passa a desembarcar em solo mexicano a partir da fábrica de Dong Yue, localizada na cidade de Yantai. Sob o capô, tem motores 1.0 turbo de 114 cv e 16,6 kgfm de torque ou 1.2 turbo de 132 cv e 19,5 kgfm.
Muitos estranharam a decisão, especialmente pelo fato de o Brasil tradicionalmente manter boas relações comerciais com o México no setor automotivo. A GM, porém, explicou as razões. Segundo o gerente de relações públicas e comunicações da GM México, Manuel Ávila Fonseca, a escolha pela China foi motivada especialmente pela capacidade de produção do país.
“Em nível global, a GM tem um planejamento de produção onde atribui uma certa capacidade a cada fábrica e aos mercados que serão abastecidos com esse volume”, disse Fonseca. “No caso do Chevrolet Onix para o México, foi definido que o mais conveniente era trazê-lo da China", explicou. O Panamá, que era abastecido pelo Brasil, também passa a receber o Onix Plus chinês.
A explicação é compreensível, levando em conta que a fábrica de Gravataí (RS) já é responsável por atender Brasil com grandes volumes, além de Argentina, Colômbia e demais mercados sul-americanos. Para piorar, a unidade vem enfrentando constantes paralisações em razão da escassez de componentes - fato que fez o modelo sumir das lojas e afetou diretamente o desempenho em vendas.
Quando começou a ser produzido México, o Chevrolet Onix Plus tinha como meta ser o veículo de maior volume da empresa no país. A marca esperava abastecer o mercado interno e exportar o três-volumes para 37 países, principalmente da América Central, África e Oriente Médio. Com a pandemia, porém, a cadeia global de suprimentos eletrônicos foi diretamente afetada e os planos vieram por água abaixo, forçando o fim das operações.
Restou ao Onix Plus seguir no mercado como importado, assim como quase toda gama de veículos do Chevrolet no México. Por lá, os modelos Cavalier, Groove, Captiva e S10 Max também são oriundos da China.
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