Após muitos meses de espera, o Fiat Cronos 2023 finalmente ganha uma data de lançamento. A versão reestilizada do sedã compacto será apresentada em julho, como revela Pablo García Leyenda, diretor comercial da Fiat Argentina, em uma entrevista exclusiva. Além da mudança no visual, o veículo adotará o motor 1.0 Firefly para uma nova versão de entrada, enquanto as configurações com o 1.3 receberão a transmissão automática do tipo CVT.
Motor1.com Argentina teve a chance de visitar a fábrica da Fiat em Córdoba, responsável pela produção do sedã, conversando com Leyenda. O executivo confirmou o lançamento do Fiat Cronos 2023 em julho, simultaneamente no Brasil e na Argentina. Como ainda falta um tempo, o diretor comercial da marca evitou dar qualquer spoiler sobre o que veremos. Leyenda diz que ganhará novas versões, mas não especifica se terá mudanças na motorização.
Os rumores até agora falam sobre uma versão básica com o 1.0 Firefly de 77 cv a 6.250 rpm e 10,9 kgfm a 3.250 rpm. Seria uma forma de compensar o fim do Grand Siena. Nossos colegas da Argentina ainda comentam sobre receber o 1.0 turbo de 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm, que fez sua estreia no Pulse, combinado a um câmbio CVT. Porém, ainda é uma especulação.
O que está confirmado, pois diversas fontes já comentaram anteriormente sobre isto, é que o Cronos (e o Argo 2023) adotarão a transmissão CVT para o 1.3 Firefly aspirado de 107 cv a 6.250 rpm e 13,7 kgfm a 4.000 rpm. Assim, voltará a ter uma opção automática após o fim das configurações com o 1.8 E.torQ, que saiu de linha por não atender as normas de emissões do Proconve L7.
O foco da entrevista foi o Cronos, por ser produzido na Argentina e por atualmente liderar as vendas no mercado local, mas não podemos deixar de pensar no Argo, que é o terceiro carro mais vendido do segmento no Brasil. Anteriormente, a Fiat falava de um lançamento simultâneo para o hatch e o sedã, então existe grande chance que o Argo 2023 também apareça renovado em julho.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mudando em 2025, Fiat Cronos chega a 200 mil unidades em 6 anos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Fiat Cronos será renovado em 2025 e voltará a ter quatro airbags
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat Cronos sai com R$ 5 mil de desconto e 1 ano de combustível grátis