A Chevrolet fez uma promessa de vender apenas carros elétricos a partir de 2035 e tornar-se carbono neutra até 2040 em todos os mercados em que atua, inclusive o Brasil. Só que, para chegar lá, a empresa precisa vender seus veículos elétricos em todos os países onde tem uma operação. O destino da divisão brasileira deve ficar um pouco mais claro na próxima segunda-feira (13), quando fará uma apresentação sobre este tema para a América do Sul.

Um convite foi enviado para a imprensa da região, anunciando uma apresentação ao vivo às 19h do dia 13 de junho. Motor1.com Argentina recebeu mais informações, com uma mensagem dizendo que “será feito um anúncio regional, onde as próximas notícias sobre carros 100% elétricos serão anunciadas”.

No momento, a Chevrolet não está vendendo nenhum carro elétrico no Brasil. O Bolt reestilizado até teve uma pré-venda no final do ano passado. No entanto, os casos de incêndio nos Estados Unidos obrigaram a linha de montagem a parar de fazer o carro para produzir somente as novas baterias, destinadas para resolver este defeito. Motivou até um recall de todas as unidades que foram vendidas aqui no Brasil.

Agora que a produção do hatch elétrico foi retomada, o Bolt enfim deve começar a sua venda normal nas concessionárias. E não deve estar sozinho. Espera-se que a Chevrolet mostre o Bolt EUV, um SUV compacto elétrico baseado no hatchback e que já foi visto em testes no Brasil. Ter os dois completaria a linha de elétricos temporariamente – a empresa já iniciou as reservas da Silverado EV e prepara o lançamento do Blazer EV e Equinox EV para 2023 nos Estados Unidos.

2024-chevrolet-silverado-ev-rst-exterior-side-view
Chevrolet Equinox EV 2024
2024-chevrolet-blazer-ev-unofficial-rendering

O fato é que algo acontecerá no futuro. A GM disse anteriormente que a estratégia de vender apenas elétricos é global e que “está sintonizada com a filosofia da GM de ‘produzir onde vende’. Esta é nossa abordagem nos maiores mercados onde temos grande presença de manufatura e usamos predominantemente fornecedores locais.” E o Brasil é o segundo maior mercado da Chevrolet no mundo, perdendo somente para os EUA. Então não há como ficar de fora desta estratégia de eletrificação.

Recentemente, a GM e a Honda deram mais detalhes sobre sua parceria para produzir carros juntos. As duas fabricantes trabalharão em uma linha “mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China.” Esta nova linha utilizará a tecnologia de baterias modulares Ultium.

Enquanto este novo portfólio não chega, a Chevrolet deve apostar nos carros importados. Além de Bolt e Bolt EUV, a empresa deve trazer tanto o Blazer quanto o Equinox nas variantes elétricas. Existe a possibilidade de que até a Silverado EV desembarque, visto que a versão a combustão finalmente será oferecida no Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com