Conforme prometido em fevereiro, a GM retomou a produção dos seus modelos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV na fábrica de Orion, nos Estados Unidos. Os carros elétricos da marca norte-americana estavam com a produção suspensa desde o segundo semestre do ano passado por conta do recall global de baterias.

Segundo o Detroit News, Kevin Kelly, porta-voz da GM, soltou um comunicado nesta segunda (4), confirmando o reinício da produção após uma longa pausa.

"A produção do Bolt EV/EUV foi retomada hoje, como planejado", disse o porta-voz da GM, Kevin Kelly, em uma declaração. "Estamos entusiasmados em ter o Bolt EV/EUV de volta ao mercado".

Galeria: Chevrolet Bolt EUV 2022

A GM havia interrompido a produção da linha Chevrolet Bolt após o anúncio de um amplo recall em agosto de 2021 que atingiu mais de 141.000 unidades do modelo no mundo inteiro, incluindo mais de 235 exemplares aqui no Brasil. 

O motivo do recall e da interrupção na produção foi um defeito de fabricação na bateria produzida pela LG Energy Solution que chegou a provocar incêndios em algumas unidades do Bolt.

Galeria: Novo Chevrolet Bolt 2022

Nesse tempo, a montadora direcionou os esforços para priorizar a montagem de novos módulos de bateria para unidades do Bolt atingidas pelo recall. Mesmo com a retomada da produção, a GM segue substituindo os módulos de bateria defeituosos em uma tarefa que ainda levará um tempo para ser concluída. 

No Brasil, algumas unidades do Bolt de geração anterior foram afetados pelo recall e precisaram ter a bateria substituída. Enquanto isso, o lançamento da versão reestilizada foi duramente afetada: o novo Chevrolet Bolt 2022 estava em pré-venda desde agosto pelo preço de R$ 317.000, sendo que o primeiro lote de 20 unidades se esgotou em menos de 24 horas - apesar da retomada da produção, ainda não há uma data anunciada para a normalização das entregas.

Com mudanças no visual externo e interno, além de um sistema de carregamento mais rápido, o Bolt 2022 segue equipado com o mesmo motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm de torque, alimentando por um conjunto de baterias de íon-lítio de 66 kWh. A autonomia declarada é de até 416 km, de acordo norte-americano EPA.

Fonte: Detroit News