A Honda revelou nos EUA o novo ZR-V. Por lá, o modelo substituirá o antigo HR-V lançado naquele país em 2016 mantendo o nome. A novidade é maior que o HR-V global, que também está prometido para o Brasil. Assim, a expectativa é de que o ZR-V fique situado entre o novo HR-V global e a próxima geração do CR-V.
Este Honda HR-V norte-americano, que será chamado de ZR-V no restante do mundo, combina o estilo maduro e maior tecnologia embarcada que vimos na espaçosa cabine da nova geração do Civic. A dupla compartilha da mesma plataforma modular, mas o SUV ainda oferecerá opcionalmente tração integral.
Estreando alguns meses depois do HR-V global, o novo Honda ZR-V dos EUA traz de série um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, transmissão automática CVT, e suspensão traseira multi-link. Porém, a geometria do quadro traseiro é diferente entre Civic e ZR-V, uma vez que o SUV tem uma altura em relação ao solo maior. Por outro lado, a Honda promete uma melhor dirigibilidade em comparação com o antigo HR-V, devido ao chassi mais rígido e aos arranjos de suspensão mais modernos.
O motor 2.0 motor tem 160 cv de potência e 19 kgfm de torque. A potência é boa para o tipo de propulsor, embora seja digno de nota que a Honda não está ofertando nenhuma opção de motorização turbinada. Na Europa, o SUV terá um sistema híbrido, que novamente deve ser igual ao do Civic, com um 2.0 de 184 cv. Alguns países asiáticos ainda terão o 1.5 turbo de 182 cv. Ontem, o governo norte-americano deixou "vazar" os dados de consumo do ZR-V, que pode fazer até 13,6 km/l na cidade.
O grande salto de tecnologia embarcada que a Honda aplicou no Civic foi aplicado ao ZR-V. Um novo painel de instrumentos digital de 7" é de série. Para a multimídia, é opcional uma tela de 9" com Apple CarPlay sem fio e o Android Auto. De fábrica, a central tem tela de 7" e demanda cabos para conectividade. Em ambas, a Honda ainda faz uso de botões físicos para melhorar a usabilidade.
Outra mudança é que o novo Honda ZR-V recebeu um maior número de sistemas de segurança. As alterações incluem software atualizado para o controle de cruzeiro adaptativo e sistemas de auxílio à manutenção de faixa. O Honda Sensing, conjunto de sistemas de segurança da Honda, é padrão para todas as versões, exceto as mais baratas.
Nas medidas, o Honda ZR-V tem 2,65 m de distância entre-eixos, contra 2,61 m no HR-V global. No total, o HR-V tem 4,53 m de comprimento e 1,79 m de largura. Respectivamente, o novo HR-V global tem 4,34 m e os mesmos 1,79 m. Por dentro, é possível perceber as diferenças pela cabine mais espaçosa. O bagageiro do ZR-V tem capacidade para armazenar até 690 litros, 286 litros a mais que o novo HR-V.
Nos EUA, os preços do Honda ZR-V na versão de entrada LX começam em US$24.895, ou cerca de R$ 122.199, incluindo o frete. Rivais por lá, como Chevrolet Trailblazer, Ford EcoSport, Hyundai Kona e Kia Seltos, partem de cerca de US$ 23.000.
Enquanto o Honda HR-V deve chegar ao Brasil em agosto, o ZR-V deve desembarcar no mercado brasileiro somente no ano que vem. Em 2023, a nova geração do CR-V também deve ser lançada por aqui.
O novo Honda HR-V 2023 já está chegando e neste vídeo vamos falar tudo que já sabemos do modelo. Com visual totalmente renovado, o SUV produzido no Brasil terá a missão de conquistar também os proprietários do Civic G10, modelo que deixou de ser feito por aqui. Para isso terá como opção o motor 1.5 Turbo Flex, em duas versões, e também o motor 1.5 com injeção direta aspirado para as versões mais baratas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso