Cada vez mais próximo do lançamento, o novo Honda HR-V 2023 fez sua estreia no Brasil com uma primeira apresentação na reunião nacional dos concessionárias do marca japonesa. Fotos foram publicadas pelos lojistas, que já adiantam alguns detalhes como a diferença na grade entre as versões com motor 1.5 aspirado e 1.5 turbo, e até mesmo o nome das quatro configurações. O lançamento oficial já foi confirmado pela fabricante para agosto.

A própria marca havia dito anteriormente que o novo Honda HR-V 2023 teria quatro versões, duas com o motor 1.5 aspirado e duas com o 1.5 turbo. Porém, agora sabemos quais serão os nomes da configurações. Um dos concessionários diz que as versões serão EX e EXL, com o 1.5 aspirado; Advance e Touring, com o 1.5 turbo. A parte curiosa é o nome Advance, inédito na linha da empresa no Brasil.

 

As fotos mostram duas das versões, sem deixar claro quais são exatamente. Porém, adianta que terá diferenças bem leves dependendo do motor. O HR-V com o 1.5 aspirado terá uma grade dianteira com hastes horizontais, como mostram as fotos de uma unidade na cor cinza. As lanternas terão um plástico na cor vermelha e apenas uma saída do escapamento. As outras imagens, da versão turbo com pintura branca, tem detalhes em preto brilhante como nos para-choques, saída dupla de escape, lanternas com carcaça mais clara e a grade dianteira terá um acabamento interno de colmeia.

Como o lançamento será apenas em agosto, a Honda ainda está segurando as informações sobre o SUV compacto. O que sabemos é que terá o 1.5 aspirado, usado também no City Sedan e City Hatch, enquanto as versões mais caras terão o 1.5 turbo, agora flex. A transmissão será sempre a automática do tipo CVT. Espera-se que o 1.5 aspirado entregue 126 cv e 15,8 kgfm, como no sedã e no hatchback. Já o 1.5 turbo deve entregar algo próximo de 180 cv com etanol.

 

As imagens do interior aparentam ser da versão EXL. Já fica claro que terá ar-condicionado digital, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de descida, sensor de estacionamento, sensor crepuscular, central multimídia com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e chave presencial. A versão mais barata não tem o painel com tela de 7", mas deverá ser aplicada nas mais caras. 

Como foi com o City e com o Civic há alguns anos, a Honda adotará a estratégia de chamar o carro de “New HR-V”, algo que já pode ser visto nas placas posicionadas do veículo. Os concessionários que publicaram as fotos já chamam o SUV compacto desta forma para começar a fazer um barulho e criar esta identidade. Deu certo com o sedã médio na época.

O novo Honda HR-V 2023 será lançado no Brasil em agosto, produzido em Itirapina (SP). Será a segunda novidade da marca para o nosso mercado, depois do City Hatch e, no final do ano, ainda veremos a nova geração do Civic, desta vez chegando importada e na inédita versão híbrida. Os preços devem começar em R$ 130 mil, com a variante topo de linha chegando perto de R$ 160 mil, para deixar espaço para o futuro ZR-V, um modelo maior e mais caro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com