De vez em quando encontramos carros diferentes sendo testados no Brasil de forma oficial. Desta vez, um comboio da Ford com diversos modelos como a picape F-150 (que desembarcará aqui no ano que vem). O mais curioso foi ver dois utilitários no grupo: o Ford Expedition e o Lincoln Navigator, os dois maiores SUVs da marca norte-americana e sua divisão de luxo, ambos sem qualquer camuflagem, mas nas versões antes da reestilização.

As fotos estão circulando nas redes sociais e foram enviadas pelo leitor Jadson, mostrando os modelos rodando no entorno de Caçamari (BA). A cidade era sede de uma das fábricas da Ford, mas a empresa ainda mantém seu Centro de Desenvolvimento de Produto por lá (o qual anunciou a contratação mais 500 engenheiros). Os carros ainda usam a placa verde com a identificação da cidade baiana.

Lincoln Navigator no Brasil
Lincoln Navigator, SUV da marca de luxo rodando no Brasil

O que torna a situação mais curiosa é que tanto o Ford Expedition quanto o Lincoln Navigator estão em suas versões antigas, pois ambos foram renovados no ano passado. Ainda assim, uma das explicações para suas presenças por aqui são testes com o 3.5 V6 turbo de 446 cv e 70,6 kgfm, em conjunto a uma transmissão automática de 10 marchas.

Esta mecânica é o que nos faz pensar que os SUVs estão sendo usados como uma forma de preparar o lançamento da F-150 no Brasil. Os dois utilitários são feitos com a mesma plataforma da picape e este motor é um dos que estão disponíveis para a caminhonete (com 408 cv). Assim, poderiam estar sendo utilizados para fazer os ajustes do motor para aguentar a gasolina brasileira, que conta com uma quantidade elevada de etanol. Oferecer um V6 na F-150 ajudaria a picape a ter uma opção mais barata, mas ainda com força o suficiente para enfrentar a Ram 1500 Rebel, esta vendida apenas com um V8 de 400 cv.

Galeria: Ford Expedition 2022

Oficialmente, a Ford não comenta sobre o assunto, mas fontes ligadas à marca descartaram completamente o lançamento do Expedition, dizendo que “não é o perfil do público brasileiro”. De fato, SUVs deste porte, com 5,3 metros de comprimento, não são vistos por aqui, a não ser que tenha sido importado de forma independente. O Lincoln Navigator muito menos, pois seria necessário criar toda a operação de uma nova marca no país.

Cruzeiro Ford Expedition Blue 2022
Nível elevado de sistemas de tecnologia são avaliados no Brasil

Nossas fontes destacaram o fato da Ford manter o centro de desenvolvimento em Camaçari, justificando que alguns veículos (inclusive alguns que nem imaginamos) serem trazidos para que os engenheiros tenham uma referência dos produtos globais da Ford, avaliando tecnologias, conectividade e equipamentos. Além disso, podem aproveitar as condições climáticas da Bahia para testar veículos, um processo que é feito em diversos locais do mundo, mesmo que o carro nunca seja lançado naquele país em específico.

Pacote de desempenho Ford Expedition Stealth Edition 2022
Ford Expedition tem até versão de alto desempenho nos EUA

Ou seja, se você se animou com a possibilidade do Expedition ou Lincoln Aviator no Brasil, pode desencanar. Não será dessa vez que veremos a Ford subir mais um degrau no tamanho de seus SUVs no Brasil. Por enquanto, o Bronco Sport é a maior e mais cara opção, mas isto mudará no futuro. A fabricante confirmou que estuda produzir na Argentina o Everest, utilitário baseado na nova geração da Ranger. 


MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Veja detalhes da nova geração da Ford Ranger. A picape, que sobe de nível em construção, acabamento e equipamentos, já está confirmada para chegar ao Brasil em 2023. Um modelo derivado, o SUV Everest, deve aparecer futuramente por aqui.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com