Toyota Corolla 2023 renova design, ganha painel digital e fica mais potente

Visual mudou pouco, mas versão 1.8 híbrida agora entrega 140 cv. Lançamento no Brasil será no ano que vem

Toyota Corolla 2023 Toyota Corolla 2023

Apesar dos rumores falarem que a apresentação seria apenas no 2º semestre, o Toyota Corolla 2023 é revelado oficialmente pela marca. O sedã médio foi renovado para o mercado europeu e desembarcará por aqui no ano que vem, trazendo algumas mudanças importantes. O design não está tão diferente, mas o carro agora está bem mais equipado e o sistema híbrido foi atualizado, entregando 140 cv, sem que isso aumentasse o consumo de combustível.

Vamos falar primeiro do design, pois é a parte que menos mudou. A fabricante mexeu na grade inferior do Toyota Corolla 2023, abandonando as barras horizontais para usar um desenho interno de colmeia. A carcaça dos faróis de neblina mudaram bem de leve e as rodas de liga leve são novas. E é só isso, sem qualquer alteração na parte traseira.

O interior muda um pouco mais por causa das novas tecnologias adicionadas. A fabricante diz que adicionou novos padrões para o acabamento, “adicionando uma profundidade em três dimenções e apelo tátil”. Só que vai bem além disso. Para começar, a multimídia agora usa um display de 10,5” de série, com uma tela de alta definição e anti-reflexo, prometendo ser visível em todas as condições de luz.

Para não ficar para trás comparado com seus rivais, o Corolla passa a contar com um painel de instrumentos digital de 12,3”, que na Europa estará disponível a partir das versões intermediárias. A Toyota diz que tem quatro modos diferentes: Casual, Smart, Sport e Tough, alterando o visual e o que é mostrado no display. Embora não tenha falado a respeito, o mais provável é que as versões básicas tenham manteido a pequena tela TFT de 7”.

O Corolla que temos no Brasil...
... e a versão renovada que estreia na Europa.

Também recebeu o sistema Toyota Smart Connect, que transmite informações em tempo real para a multimídia, como condições do trânsito. Pode ser controlada por um novo sistema por voz, ou pelo aplicativo MyT, permitindo ligar o carro a distância, acionar o ar-condicionado ou destravar o veículo. O pacote Safety Sense foi rebatizado como T-Mate, adicionando itens como assistente de direção de emergência, reagindo para tirar o veículo de uma rota de colisão; supressão de acelerador, impedindo o acionamento repetino do acelerador em baixa velocidade; e assistente de saída, avisando se tem um carro ou ciclista vindo quando alguém vai abrir a porta.

Houve uma atenção especial para a motorização. O sistema híbrido foi atualizado para o que a Toyota chama de “5ª geração”, recebendo mudanças no motor a combustão e no elétrico. O módulo de controle de potência foi redesenhado e as baterias de íon-lítio estão mais potentes, mas também ficaram mais leves e menores. A redução pode ser de até 18 kg.

No caso do motor 1.8, o mesmo que temos aqui, a potência subiu para 140 cv, um ganho de 18 cv comparado com os 122 cv do modelo anterior. A Toyota diz que a aceleração de 0 a 100 km/h leva 9,2 segundos, 1,7 segundo a menos, porém sem aumentar o consumo de combustível ou a emissão de poluentes. Na Europa, o Corolla ainda é oferecido em uma versão 2.0 híbrida, que também ficou mais potente. Agora são 196 cv, um ganho de 16 cv sobre os 180 cv da linha 2022. Nos dois casos, o sistema híbrido foi atualizado para entregar uma aceleração mais linear e natural. Nos EUA, ainda ganhou tração integral, mas por enquanto será oferecida apenas lá.

O lançamento do Toyota Corolla renovado acontecerá apenas no ano que vem, até mesmo na Europa, onde iniciará as vendas no 1º trimestre de 2023. O mesmo acontecerá aqui no Brasil, pois a fabricante já anunciou um investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP), destinados para a “renovação do ciclo de vida do Corolla sedã”. Como este aporte foi anunciado em março, a fabricante ainda levará mais um tempo para finalizar as mudanças no complexo.

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