A Toyota implementa mudanças na gama de versões do Corolla Cross nos Estados Unidos exatamente um ano depois da chegada do SUV ao país. As novidades fazem parte da linha 2023 e têm como destaque a estreia da variante híbrida, que é ofertada em diferentes opções de acabamento (até mesmo nas mais simples). O conjunto mecânico é de quinta geração, ou seja, mais avançado que o usado nos modelos brasileiro e asiático.
Conforme explica a Toyota, o sistema associa dois motores elétricos com o propulsor 2.0 a gasolina, entregando potência combinada de 197 cv. A tração é sempre AWD, com as rodas traseiras acionadas eletricamente. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos e consumo médio de 15,7 km/l. Para efeito de comparação, as versões convencionais fazem 12,7 km/l (tração integral) e 13,6 km/l (dianteira).
No Brasil, vale lembrar, o Corolla Cross Hybrid adota conjunto menos sofisticado. Aqui, o sistema é formado pela união do motor 1.8 aspirado flex de 101 cv com dois propulsores elétricos de 72 cv, que entregam potência combinada de 123 cv. A transmissão é do tipo CVT. Dados do INMETRO indicam médias de consumo de 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, são 9,6 km/l e 11,8 km/l, respectivamente.
No visual, o Corolla Cross Hybrid para os EUA também se diferencia. Na comparação com as versões não-híbridas (que têm apenas motor 2.0 aspirado), o modelo conta com grade frontal própria, para-choque frontal exclusivo e rodas de liga-leve com estilo único. Além disso, conta com paleta de cores mais chamativa, incluindo os tons Wind Chill Pearl, Sonic Silver, Barcelona Red, Blue Crush e Acidic Blast. Dependendo da versão, há opção de teto preto contrastante.
Falando em versões, os compradores do Corolla Cross Hybrid 2023 podem escolher entre cinco acabamentos diferentes: LE, XLE, S, SE e XSE. As quatro primeiras configurações oferecem bancos em tecido, enquanto a XSE topo de gama vem com couro SofTex premium. Há ainda pacote opcionais com elementos esportivos que podem ser adicionados ao visual, além de suspensão recalibrada para um rodar mais dinâmico.
A linha 2023 adiciona ainda sistema de entretenimento atualizado, tela sensível ao toque padrão de 8,0 polegadas, conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, hotspot wi-fi 4G e portas USB-C extras na cabine. O Toyota Safety Sense 3.0 também vem de série e inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e assistência de manutenção da faixa com centralização da faixa de rodagem.
Preços não foram divulgados, mas estima-se algo em torno de US$ 25.000 (cerca de R$ 118.600) na versão de entrada. Hoje, o Corolla Cross convencional (não-híbrido) custa a partir de US$ 23.660 (R$ 112.300), já com frete de US$ 1.215 incluso.
Além do conjunto híbrido mais avançado, o Corolla Cross dos EUA se diferencia do brasileiro pelo maior nível de refinamento. Lá, o modelo conta com freio de estacionamento com acionamento eletrônico (aqui foi mantido o freio por pedal), tampa do porta-malas com abertura elétrica, bancos dianteiros aquecidos e suspensão independente nas quatro rodas (aqui foi adotado eixo de torção).
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