Depois de atiçar a curiosidade do público com teaser e informações preliminares, a Land Rover oficializa nesta terça-feira (31) a apresentação do inédito Defender 130. Desenvolvido para ficar acima dos atuais Defender 90 e 110, o novo modelo se diferencia pela ampla oferta de espaço e capacidade para acomodar até 8 passageiros. O design é basicamente o mesmo das demais versões, mas com carroceria espichada na traseira.
Na comparação com o Defender 110, o 130 deixa clara a diferença de comprimento nas imagens. O modelo mede aproximadamente 5,10 metros de comprimento (contra 4,75 metros do irmão), porém mantendo todas as demais medidas intactas: 1,99 m de largura, 1,96 m de altura e 3,02 metros de entre-eixos. Na prática, os 34 cm extras serão deslocados unicamente para o balanço traseiro, fazendo do SUV o Defender mais longo já produzido.
Internamente, os 8 passageiros serão acomodados em três fileiras de bancos no esquema de distribuição 2+3+3. Até mesmo na última fileira (geralmente mais apertada), a Land Rover garante que é possível acomodar confortavelmente até três adultos. Cada linha tem seu próprio sistema de ventilação, com destaque para ar-condicionado automático de quatro zonas exclusivo do Defender 130. O acesso aos bancos também foi facilitado, especialmente graças à segunda fila dobrável e móvel.
Acomodar bagagens no porta-malas também não é difícil, já que ao toque de um botão na área de carga a suspensão pneumática do SUV desce para facilitar o acesso. Falando em porta-malas, o Defender 130 oferece espaço recorde na comparação com os irmãos: são 2.291 litros disponíveis com a segunda e terceira fileiras rebatidas.
Na lista de equipamentos, destaque para central de entretenimento de 10,25 polegadas, painel digital de 11,4 polegadas e o novo sistema Cabin Air Purification Plus, que usa tecnologia patenteada da marca para redução e remoção de patógenos de nanopartículas, eliminando odores e vírus. Além disso, novas combinações de cores e revestimentos estão disponíveis exclusivamente para o Defender 130.
Dependendo do mercado, o modelo está disponível nas versões P300 (motor 3.0 de 6 cilindros em linha com sistema híbrido-leve e potência de 300 cv) e P400 (mesmo conjunto, mas com potência levada para 400 cv). O câmbio é sempre automático ZF de 8 marchas, com tração padrão Terrain Response. Dados de fábrica indicam capacidade de reboque de 3.720 kg e capacidade de carga útil de 798 kg.
Nos Estados Unidos, o Defender 130 já pode ser encomendado pelo preço inicial de US$ 68.000, cerca de R$ 320.900 numa conversão direta. No Brasil, o Defender é vendido atualmente nas versões 90 e 110 unicamente com motorização turbodiesel e preços a partir de R$ 708.950.
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