A Toyota deverá ampliar em breve a oferta de SUVs em mercados emergentes com o lançamento de inédito modelo de porte compacto. Pensado para rivalizar com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Kia Seltos, o crossover está sendo desenvolvido na Índia (primeiro país onde será lançado) e atende internamente pelo codinome D22. Já foi flagrado em testes e, ao que tudo indica, será apresentado na virada do semestre.
Detalhes específicos ainda são limitados, mas registro realizado nesta semana dá pistas sobre o batismo que a Toyota escolherá para o modelo: Hyryder. O nome mistura as iniciais "hy" (que pode indicam motorização híbrida) e "ryder" (que, dependendo da vertente, pode significar "aquele que vive bem" ou "indivíduo responsável por cuidar de cavalarias").
Quando chegar ao mercado, o SUV terá a missão de representar a Toyota em um dos segmentos mais concorridos da atualidade. A marca até já conta com crossovers de mesmo porte em algumas regiões, como o C-HR (América do Norte e Europa), Yaris Cross (Europa) e Raize (Ásia), mas o Hyryder terá foco voltado especialmente para mercados emergentes como a Índia. Não à toa, o país é responsável por sediar o desenvolvimento do projeto.
A Suzuki (montadora líder de vendas na Índia e parceira local da Toyota) também participa dos trabalhos e terá sua própria versão do modelo. A plataforma adotada será a base DNGA, versão mais simples da conhecida arquitetura TNGA. A adaptação foi projetada pela Daihatsu, marca pertence ao grupo Toyota que nos últimos anos assumiu a responsabilidade sobre o desenvolvimento de produtos da marca para mercados emergentes.
A DNGA também será usada pela próxima geração do Yaris e promete proporcionar ganhos significativos em rigidez, segurança e redução de peso. Além disso, abrirá caminho para o lançamento de versões eletrificadas, como prometido pela Toyota para todos os seus modelos.
No Brasil, rumores indicam que a Toyota também trabalha no desenvolvimento de inédito SUV compacto para ficar abaixo do Corolla Cross. O lançamento é aguardado para 2024. Resta saber se os projetos do Hyryder indiano e do modelo brasileiro têm relação - o que não é impossível, tendo em vista que já tivemos aqui o Etios (projeto originalmente indiano).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'