Honda HR-V 2023: Tudo sobre o SUV compacto que estreia em agosto
Nova geração do HR-V terá quatro versões, com motores 1.5 turbo flex e aspirado com injeção direta
Pouco tempos após sua estreia, o HR-V logo desbancou o Civic do trono do Honda mais vendido no Brasil. Marcando a estreia da marca japonesa do quentíssimo segmento de SUV compactos, logo conquistou o público e assumiu o topo no ranking de vendas da marca, às vezes até liderando o segmento no país. Agora em sua 3ª geração, evolui para tentar repetir o sucesso. Aqui, Motor1.com adianta tudo o que você precisa saber sobre o novo Honda HR-V 2023.
Antes de entrar nos detalhes específicos, precisamos explicar uma coisa para não te confundir. O Honda HR-V 2023 que chegará ao Brasil é o mesmo modelo vendido em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos. Por lá, a fabricante terá um outro SUV, também batizado como HR-V, mas que no mercado global será conhecido como ZR-V – inclusive por aqui, pois a marca prometeu trazê-lo ao país no ano que vem. Então, se for procurar mais notícias a respeito, lembre-se que o HR-V norte-americano será outro carro no Brasil.
Plataforma melhorada
A terceira geração do HR-V é derivada com a plataforma do Fit, chamada Honda Global Small Car, mas em uma versão atualizada. De acordo com a Honda, a arquitetura recebeu mais aços de alta resistência, aumentando a rigidez do chassi. A travessa central e a coluna são feitos com aço 980 high-lambda, reduzindo o peso em 1,5 kg e aumentando sua resistência e uma estrutura de anel foi adicionada atrás das colunas C para reforçar o chassi.
Por ser uma evolução da base, manteve os bons atributos, como o sistema Magic Seat, permitindo rebater a segunda fileira de assentos de forma independente e criando um assoalho reto. Praticamente não cresceu, pois manteve o entre-eixos tem 2,61 m enquanto o comprimento total agora é de 4,34 m (+ 1 cm). A altura é 1,58 m e a largura 1,79 m (+ 1 cm). A posição de dirigir foi elevada em 10 milímetros, aumentando a visibilidade. A versão europeia tem um porta-malas com 319 litros, consideravelmente menos do que os 404 litros do modelo antigo, mas a variante nacional pode ter mais capacidade por não contar com o sistema híbrido.
Só com motores 1.5
Uma das grandes diferenças será a motorização do Honda HR-V 2023. O 1.8 i-VTEC saiu de linha por não atender às normas de emissões determinadas pelo Proconve L7. Assim, o SUV passará a ter duas opções de motor. A primeira é o 1.5 aspirado de quatro cilindros, o mesmo que está sob o capô do novo City. Entrega 126 cv a 6.200 rpm e 15,8 kgfm a 4.600 rpm, combinado exclusivamente a um câmbio CVT simulando 7 marchas. O propulsor foi melhorado com injeção direta de combustível, permitindo uma taxa de compressão maior.
O 1.5 turbo seguirá como uma opção para o SUV compacto, mas com uma oferta mais ampla. Passará a ser montado no Brasil, em Itajaí (SC) e foi retrabalhado para funcionar também com etanol. A marca ainda não divulgou mais informações sobre este motor, então não sabemos se terá o mesmo aumento de potência que foi aplicado em outros países – na Tailândia, são 177 cv. É possível que passe dos 180 cv com etanol.
Estilo mais ousado
A Honda quis deixar o HR-V mais moderno na terceira geração e fez diversas clínicas no Japão com o público e com influenciadores locais, o que teve um grande peso no desenvolvimento do veículo, até em suas linhas. Lembra bem mais um SUV-cupê por causa do caimento do teto até a traseira e todo o visual é bem minimalista. A grade dianteira tem aletas horizontais finas na cor da carroceria e não tem uma borda, o que aumenta essa sensação de simplicidade. Existe uma segunda opção para a entrada de ar, usando um estilo pontilhado, como na versão RS oferecida na Ásia.
Os faróis são bem finos e trazem a iluminação diurna na parte superior, usando LED com projetores nas versões mais caras. Até o para-choque é bem sóbrio, com uma passagem de ar central e as luzes de neblina na horizontal. Não tem exatamente o estilo mais robusto do modelo anterior, abraçando de vez a vocação urbana.
A traseira utiliza lanternas horizontais ligadas por uma linha iluminada, ressaltando a traseira mais comprida do que o anterior e que esquece de vez o conjunto ótico largo da geração anterior. Passa a impressão de ser um carro maior, mesmo que as medidas provem que é praticamente do tamanho do anterior.
Minimalista high-tech
Este tema segue para o interior, com menos botões. Neste ponto, está mais próximo do novo Civic (que virá ao Brasil no último trimestre deste ano) do que do City. Um ponto em comum é o painel, que usa saídas de ar horizontais que mesclam com o desenho da peça, formando uma linha que vai de porta a porta. Temos alguns botões no controle do ar-condicionado, que não é mais totalmente digital; nas portas; e na central multimídia, esta última com um estilo “flutuante”. O console central tem mais alguns comandos para o freio de estacionamento eletrônico e, dependendo do mercado, o seletor do modo de condução do sistema híbrido.
Se, por um lado, abraçará o minimalismo nos elementos de design, o HR-V terá um bom pacote tecnológico. A central multimídia é de 9” e com um novo sistema como no City, contando até com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Podemos esperar também pelo painel de instrumentos igual ao do City, de 7”.
Tudo o que vimos no sedã e no City Hatch estarão no HR-V, como o carregador wireless para smartphones, conexão 4G Wi-Fi nativa, freio de estacionamento eletrônico, abertura do porta-malas por gestos, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência com detector de pedestre, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego e até o sistema que transmite a imagem da câmera do lado direito para a tela central ao dar seta.
O SUV mais barato da marca
A Honda terá uma linha mais completa de SUVs e o novo HR-V será apenas o primeiro, chegando em agosto e com produção em Itirapina (SP). A marca já confirmou que serão quatro versões, duas com o 1.5 aspirado e duas com o 1.5 turbo. Considerando que hoje os SUVs da mesma categoria e porte partem de R$ 130 mil e o City mais barato é R$ 109 mil, o HR-V deve custar, no mínimo, R$ 130 mil, chegando perto de R$ 160 mil na versão mais completa.
A fabricante costuma cobrar mais por seus lançamentos e segurar os valores por um bom tempo, fazendo com que acabe naturalmente custando o mesmo que seus rivais. E não é possível subir muito na escada de preços pois, em 2023, será a vez do ZR-V. Trata-se do HR-V norte-americano, feito com a plataforma do Civic e com porte semelhante ao do Toyota Corolla Cross.
O ZR-V ocupará um pouco do espaço que o CR-V tinha em muitos mercados, mas isso porque o CR-V crescerá na nova geração. Será apresentado este ano e também foi confirmado para o Brasil, chegando no ano que vem e, pela primeira vez por aqui, com um sistema híbrido.
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