Esperado desde o ano passado, o Chevrolet Equinox 2023 finalmente desembarca no Brasil após sofrer com paralisações em sua produção no México devido à falta de semicondutores. Agora o SUV faz sua estreia no mercado nacional com visual reestilizado conhecido desde fevereiro de 2020, chegando por aqui em duas versões: Premier e RS.
Assim como o modelo que substitui, o Equinox 2023 reestilizado continua posicionado acima da linha Tracker e disputando mercado com modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos, Caoa Chery Tiggo 7 Pro, entre outros. O SUV médio da GM estreia por aqui com dianteira inspirada no Trailblazer norte-americano, ou seja, traz faróis divididos por um filete cromado da nova grade frontal, com o farol principal posicionado na parte inferior e a assinatura visual em LED na porção superior. A grade frontal ficou um pouco menor, enquanto na traseira as lanternas tiveram apenas o desenho interno refeito – algo semelhante ao que vemos no Cruze.
A maior diferença entre as versões Premier e RS é a proposta visual, com a Premier sendo a versão topo de linha e, assim, trazendo proposta mais requintada com o uso extenso de cromados na borda da grade dianteira e nas janelas laterais, enquanto as rodas têm acabamento diferenciado. Já o RS traz grade frontal preta em colmeia, logo RS vermelho e rodas escurecidas, além de acabamento preto brilhante nos emblemas e frisos, bem como a cor vermelho Ruby - exclusiva da versão.
Por dentro do SUV o visual é o mesmo, com a maior novidade ficando para a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, que passa a trazer os aplicativos Spotify e a assistente virtual Alexa integrados, que futuramente vai permitir a abertura dos vidros, ar-condicionado e mais. Cada vez mais presente em carros de categoria inferior, o espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos também chega para o novo Equinox. Na lista de equipamentos, destaque ainda para o Wi-Fi nativo que oferece internet aos ocupantes, cujo sinal é até 12 vezes mais estável do que um aparelho de celular comum, segundo a montadora.
Na parte de segurança, o SUV ganhou alerta de colisão frontal com sistema de frenagem automática de emergência, assistente de manutenção em faixa e alerta de tráfego traseiro. O Equinox soma ainda abertura e fechamento do porta-malas eletricamente e sem as mãos com projeção do logo da Chevrolet, rodas de liga-leve de 19 polegadas com acabamento diamantado, teto solar panorâmico e sistema de som premium da Bose.
A versão topo de linha Premier conta com bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras com LED, além de partida do motor por controle remoto (podendo assim climatizar antecipadamente a cabine) e assistente semiautônomo de estacionamento. O Equinox Premier traz ainda 1 ano grátis de Wi-Fi (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar, bem como a tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis, que permite a passagem por pedágios, estacionamentos e mais.
O Equinox 2023 será comercializado somente o motor quatro cilindros 1.5 turbo a gasolina que rende seus 172 cv e 27,8 kgfm de torque, que trabalha sempre em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas. O SUV tem opção de tração dianteira ou integral. A Chevrolet destaque que o Equinox tem a aceleração mais rápida do segmento no 0 a 100 km/h: 9,2 segundos.
A Chevrolet ainda não divulgou os preços, o que deverá acontecer na próxima semana. O novo Equinox começa a chegar nas concessionárias da marca em meados de junho.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: serviço de carro por assinatura tem Equinox EV por R$ 11.700 mensais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Chevrolet lança novo Equinox EV com 443 km de autonomia por R$ 419 mil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Chevrolet Equinox vem, mas não PHEV neste momento
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Já dirigimos: Novo Chevrolet Equinox 2025, em breve no Brasil