Renault Scénic sucumbe diante dos SUVs e sai de linha após 26 anos
Minivans vivem processo de extinção na Europa e perdem cada vez mais espaço para os crossovers
O segmento de minivans tem sido duramente atingido pelo crescimento dos SUVs na Europa. Baixas na categoria têm sido recorrentes e, no anúncio mais recente, deu adeus ao mercado a emblemática Renault Scénic. O monovolume nasceu em 1996 com diversas inovações e se despede das lojas após acumular quatro gerações no currículo. Apenas a versão Grand continua à venda, mas não deverá durar muito tempo.
Segundo a Renault, a Scénic vendeu ao longo de 26 anos de mercado aproximadamente 2,8 milhões de unidades. Fez sucesso em diversos países, mas vinha registrando números amargos nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, emplacou apenas 20.678 unidades. Já em 2011, com o cenário mais convidativo para minivans, emplacou 160.159 exemplares.
Galeria: Renault Scénic
O avanço dos SUVs tem provocado mudanças profundas no portfólio da maioria das montadoras. Veículos tradicionais, no geral, têm morrido para dar lugar a lançamentos mais alinhados com as novas demandas do mercado. A Citroën, por exemplo, saiu recentemente do mercado de minivans depois de quase 30 anos de história, acumulando no currículo modelos consagrados como Xsara Picasso, C4 Picasso e C8.
No caso da Renault, além da Scénic, saiu de linha há pouco tempo o sedã grande Talisman, que terá como substituto inédito SUV topo de linha. Deve seguir o mesmo caminho num futuro próximo a icônica Espace, hoje restrita a pouco mercados europeus.
Scénic no Brasil
No Brasil, a Scénic foi lançada em 1999 e teve a primazia de inaugurar a fábrica de São José dos Pinhais (PR). Entre outros diferenciais, chamava atenção pela ampla variedade de porta-objetos, bancos traseiros individuais e mesinha tipo avião no encosto dos assentos da frente. Permaneceu em produção até 2010, quando o mercado de minivans começou a definhar por aqui. Em 2008, a segunda geração chegou importada para conviver com o modelo antigo, porém sem o mesmo sucesso.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
A Renault prometeu e cumpriu. A marca francesa apresentou o Kwid E-Tech como o carro 100% elétrico mais barato do Brasil, por R$ 142.990. Com a proposta de ser um citycar para jovens e pessoas interessadas em entrar no mundo elétrico, vai se aproveitar da tradição da Renault no segmento.
Em pré-venda com entregas a partir de agosto, tivemos um rápido contato com o Renault Kwid E-Tech dentro de um kartódromo em São Paulo (SP). Rápido, mas que já deu para conhecer o subcompacto elétrico e dar uma volta para entender como ele se comporta e se justifica sua missão e seu preço.
Fonte: CarAdisiac
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Scénic, agora SUV, é eleito Carro do Ano 2024 na Europa
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Renault Scénic, transformado em SUV elétrico, estreará em setembro
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Renault Scénic voltará à vida em 2024 como SUV elétrico a hidrogênio
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda