A Polícia Rodoviária Federal (PRF) relata situação inusitada ocorrida na última semana em Porto Velho (RO). Conforme explica a instituição, um caminhão limpa-fossa foi apreendido enquanto transportava gasolina de forma irregular na BR-364. A interceptação foi realizada na área urbana da capital após flagrante realizado por agente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo o servidor, o caminhão limpa-fossa estava sendo abastecido de forma clandestina nas margens do rio Madeira por uma balsa. Dois suspeitos realizavam a operação e, diante da abordagem realizada, rapidamente entraram no veículo e empreenderam fuga. Equipes da PRF então foram acionadas e interceptaram o veículo nas proximidades do Trevo do Roque, na BR-364.

Caminhão limpa-fossa

Segundo a PRF, "os infratores foram conduzidos à Polícia Federal por crimes de desobediência e contra a ordem econômica e análises das amostras do material transportado ilegalmente foram solicitadas para fins de perícia criminal". No tanque de armazenamento de dejetos estavam aproximadamente 3 mil litros de gasolina.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), combustíveis recebem status de carga perigosa quando são transportados e devem seguir diversas normas de segurança. Os motoristas devem ter certificação especial que os habilitem a lidar com cargas do tipo, incluindo o curso MOPP – Movimentação e Operação de Produtos Perigosos.

Posto de combustível_abastecimento

Além disso, o caminhão deve ter adequações com base no que determina a lei. Entre outras obrigações, os veículos devem ser equipados com sinalizações especiais, como placas indicando tratar-se de carga inflamável, e instrumentos para situações de emergência.

Nada disso foi visto no caminhão apreendido, que só contava com mangueiras para sucção de dejetos e a identificação "fossa" destacada em letras maiúsculas nas laterais e traseira do tanque.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


A Renault prometeu e cumpriu. A marca francesa apresentou o Kwid E-Tech como o carro 100% elétrico mais barato do Brasil, por R$ 142.990. Com a proposta de ser um citycar para jovens e pessoas interessadas em entrar no mundo elétrico, vai se aproveitar da tradição da Renault no segmento.

Em pré-venda com entregas a partir de agosto, tivemos um rápido contato com o Renault Kwid E-Tech dentro de um kartódromo em São Paulo (SP). Rápido, mas que já deu para conhecer o subcompacto elétrico e dar uma volta para entender como ele se comporta e se justifica sua missão e seu preço. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com