Se em março o segmento de sedãs representou menos de 14% dos veículos emplacados no Brasil, em abril a situação foi um pouco melhor. Com 22.190 unidades registradas somados os modelos compactos e médios, a representatividade em relação ao total de 136.341 emplacamentos chegou a quase 16,3%. Na comparação com o mesmo período de 2021, houve um leve crescimento (+1,3%). Em relação a março, a alta foi de quase 21%.
Na disputa entre os compactos, o líder Chevrolet Onix Plus (5.240), em seu melhor momento em 2022, manteve a participação de mercado próxima de 1/3. A briga pela 2ª posição, no entanto, foi acirradíssima: o Hyundai HB20 manteve o posto, mas apenas 149 unidades à frente de um Fiat Cronos (3.043) que quintuplicou o resultado do ano passado e saltou quatro posições em relação a março.
Terceiro colocado nos dois últimos meses, o Honda City (2.182) teve evolução menor do que a dos rivais nas últimas semanas, mas suficiente para emplacar quase o dobro do Toyota Yaris Sedan (1.160), quinto. Da 6ª posição em diante, todos os modelos perderam fôlego. Melhor entre eles, o Renault Logan emplacou apenas 649 unidades.
Repetindo a situação dos últimos três meses, foram os representantes da Volkswagen os destaques negativos. Ambos atrás do Nissan Versa (560), Virtus (433) e Voyage (302) perderam mais de 80% de seus compradores. Fora de linha, Fiat Grand Siena (205) e Ford Ka Sedan (1) completaram a lista.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
ABR/22 |
MAR/22 |
ABR/21 |
% ABR 22 |
% MAR 22 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
17421 |
5240 |
4179 |
4895 |
30,88% |
32,24% |
25,39% |
7,05% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
9955 |
3192 |
2304 |
1721 |
18,81% |
17,78% |
38,54% |
85,47% |
3º |
FIAT CRONOS |
6411 |
3043 |
784 |
591 |
17,93% |
6,05% |
288,14% |
414,89% |
4º |
HONDA CITY |
7544 |
2182 |
1992 |
520 |
12,86% |
15,37% |
9,54% |
319,62% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
4196 |
1160 |
1221 |
1025 |
6,84% |
9,42% |
-5,00% |
13,17% |
6º |
RENAULT LOGAN |
3431 |
649 |
798 |
1075 |
3,83% |
6,16% |
-18,67% |
-39,63% |
7º |
NISSAN VERSA |
3273 |
560 |
836 |
948 |
3,30% |
6,45% |
-33,01% |
-40,93% |
8º |
VW VIRTUS |
1780 |
433 |
429 |
2344 |
2,55% |
3,31% |
0,93% |
-81,53% |
9º |
VW VOYAGE |
1090 |
302 |
121 |
2437 |
1,78% |
0,93% |
149,59% |
-87,61% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
3806 |
205 |
296 |
999 |
1,21% |
2,28% |
-30,74% |
-79,48% |
11º |
FORD KA SEDAN |
4 |
1 |
1 |
178 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-99,44% |
|
|
58911 |
16967 |
12961 |
16733 |
100,00% |
100,00% |
30,91% |
1,40% |
Entre os sedãs médios, o líder Toyota Corolla (3.729) respondeu por quase ¾ de todas as vendas. O maior destaque, no entanto, coube ao Chevrolet Cruze: com 1.115 unidades, boa parte delas através de vendas diretas, o representante da Chevrolet cresceu mais de 370% em relação a 2021 e teve seu momento mais forte desde novembro passado (1.334).
Bem longe dos dois primeiros, o Caoa Chery Arrizo 6 Pro (243) se aproveitou das últimas unidades do Honda Civic nacional (77) para garantir um lugar no pódio, com o Kia Cerato (50) fechando o top 5. Mais uma vez lanterna, o Jetta (4) ficou atrás de um aposentado Citroën C4 Lounge (5). A linha 2023 da versão GLi, que acaba de chegar às concessionárias, pode melhorar a atual situação do VW nos próximos meses.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
ABR/22 |
MAR/22 |
ABR/21 |
% ABR 22 |
% MAR 22 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
12835 |
3729 |
4192 |
3417 |
71,40% |
77,41% |
-11,04% |
9,13% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
2804 |
1115 |
746 |
235 |
21,35% |
13,78% |
49,46% |
374,47% |
3º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
864 |
243 |
181 |
244 |
4,65% |
3,34% |
34,25% |
-0,41% |
4º |
HONDA CIVIC |
1937 |
77 |
250 |
859 |
1,47% |
4,62% |
-69,20% |
-91,04% |
5º |
KIA CERATO |
175 |
50 |
41 |
43 |
0,96% |
0,76% |
21,95% |
16,28% |
6º |
CITROËN C4 LOUNGE |
5 |
5 |
0 |
7 |
0,10% |
0,00% |
- |
-28,57% |
7º |
VW JETTA |
45 |
4 |
5 |
360 |
0,08% |
0,09% |
-20,00% |
-98,89% |
|
|
18665 |
5223 |
5415 |
5165 |
100,00% |
100,00% |
-3,55% |
1,12% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça