O Volkswagen Taos 2022 conquistou a nota máxima de segurança do Latin NCAP, mas não foi tão bem assim em um outro teste de colisão. A avaliação do Insurance Institute of Highway Safety (IIHS), ONG formada pela seguradoras norte-americanas, declarou que o SUV tem uma segurança "aceitável" após falhar em dois dos crash-tests e receber uma nota mediana na avaliação dos faróis.
Um dos testes mais difíceis do IIHS é o small overlap, onde o carro colide contra um poste, atigindo apena a região dos faróis, ao invés de uma batida contra 60% da frente como no Global NCAP. A ONG diz que a carroceria do Volkswagen Taos deformou de forma a entrar na área dos ocupantes. Isto foi o suficiente para que o SUV recebesse uma nota "aceitável", uma abaixo da nota máxima.
Na avaliação dos encostos de cabeça, o banco do Taos não teve suporte o suficiente para a cabeça e o pescoço do dummy de testes, na simulação de uma colisão traseira. A IIHS deu outra nota "aceitável" para o SUV por causa deste desempenho. Isto é o suficiente para que não possa mais receber a nota máxima na avaliação final. Apesar disso, o Taos teve uma avaliação "boa" para os outros quatro testes de colisão, a melhor possível.
A agência também testou os sistemas de prevenção de acidentes. O Taos recebeu uma avaliação "básica" para a proteção de pedestres (a pior possível) e "superior" para evitar colisão com outros carros (a melhor nota das três possíveis).
Outro problema para o Taos foi o teste dos faróis. A versão SEL, a topo de linha do SUV, recebeu a nota máxima ao iluminar bem com seus faróis de LED com projetor. Por outro lado, as configurações S e SE utilizam LED com refletor e sua iluminação foi considerada inadequada nas curvas em todos os quatro testes feitos, indo bem apenas nas retas. Neste caso, a nota foi "marginal", a pior possível.
Para um carro receber o selo Top Safety Pick, é necessário receber uma nota "boa" para os seis testes de colisão. Ainda precisa receber uma avaliação "avançada" ou "superior" para a prevenção de acidentes com outros veículos e pedestres. A prova com os faróis, opcionais ou disponíveis apenas nas versões mais caras, precisa receber uma nota "boa" ou "aceitável". Para ter a nota máxima, com o selo Top Safety Pick+, os faróis de série tem que ter as notas acima.
A avaliação ficou ainda mais rígida neste ano para modelos 2023 (o Taos ainda é 2022 por lá). O teste de colisão lateral será feito a uma velocidade ainda maior e contra uma barreira mais pesada. É necessário ter as notas "boa" ou "aceitável" para receber o selo Top Safety Pick e só quem tiver a melhor avaliação receberá o Top Safety Pick+.
Para o Brasil, o teste de colisão mais difícil que temos é o Latin NCAP, que tem critérios mais rígidos do que as exigências da legislação local. O Volkswagen Taos foi testado em dezembro do ano passado e recebeu cinco estrelas, a melhor nota possível, sendo o único carro a conseguir este desempenho desde que a ONG atualizou os critérios de avaliação.
Fonte: Insurance Institute For Highway Safety
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