Um dia depois de lançar uma série especial do Tiggo 8, a Caoa Chery faz um anúncio que surpreendeu toda a indústria. A fábrica de Jacareí (SP) teve sua produção suspensa para ser remodelada e produzir carros híbridos e elétricos no futuro. Porém, este processo levará “cerca de 2 anos” para ser concluído, o que leva ao fim do SUV compacto Tiggo 3x, lançado há um ano. O Arrizo 6 Pro, também feito no complexo, sobreviverá via importação.
No comunicado, a Caoa Chery diz que adota uma nova estratégia para eletrificar todos os seus carros até o final de 2023, seguindo as “demandas globais em relação à mobilidade sustentável”. Para atingir este objetivo, a fábrica de Jacareí, inaugurada em 2015, passará por uma grande remodelação para que seja capaz de montar os carros com plataformas mais atuais e que aceitem motorizações eletrificadas.
Porém, este processo de mudança da fábrica paulista levará um tempo, aproximadamente 2 anos pela previsão da marca. E isto leva a uma série de consequências. A Caoa Chery diz que negocia com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região para “a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais.” Já o sindicato local explicou ao UOL Carros que a empresa irá demitir todos os trabalhadores da linha de montagem e mais de 50% do quadro administrativo, enquanto a fábrica só voltaria a produzir em 2025.
O fechamento temporário da fábrica leva ao fim do Tiggo 3x, SUV compacto que foi apresentado em maio do ano passado. Uma reestilização do Tiggo 2 com um novo nome, o carro era o 2º modelo mais vendido da marca no país, com 3.073 unidades emplacadas entre janeiro e abril, perdendo para o Tiggo 5x (3.205 unidades). Como relatado por Motor1.com, o Tiggo 2 teve sua produção encerrada por não atender às novas normas do Proconve L7.
O complexo no interior paulista também montava os sedãs Arrizo 6 e sua reestilização, o Arrizo 6 Pro. Motor1.com relatou há alguns dias que o Arrizo 6 antigo havia sumido do site oficial e que as concessionárias não recebiam novas unidades há um tempo, embora a marca tenha negado o seu fim. Procurada por Motor1.com, a assessoria da Caoa Chery diz que a dupla passará a vir importada da China, além da descontinuidade do Tiggo 3x.
Enquanto isso, a fábrica em Anápolis (GO) continuará operando e que intensificará a produção de Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8, os três SUVs feitos no local. A Caoa Chery ainda diz que prepara novos lançamentos para o 2º semestre deste ano. Um deles será o Tiggo 8 Pro, reestilização do SUV de 7 lugares e que deve chegar na versão híbrida plug-in. A meta da fabricante é alcançar a marca de 60 mil carros vendidos no Brasil em 2022.
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