Depois de 10 anos de mercado e pelo menos duas reestilizações, a atual geração da Chevrolet S10 finalmente será substituída por um modelo completamente reformulado. A nova geração está atualmente em fase final de desenvolvimento e deverá ser apresentada ainda neste ano, provavelmente no mês de outubro. A estreia acontecerá primeiro nos Estados Unidos, como Colorado, e na sequência no Brasil, onde a picape seguirá sendo vendida como S10.
Nesta nova linhagem, o destaque ficará por conta da unificação dos modelos norte-americano e brasileiro. Atualmente, S10 e Colorado até são construídas sobre a mesma plataforma (arquitetura GMT31XX), mas carregam diversas particularidades entre si. Com o novo projeto, a maior parte dessas diferenças será eliminada e as picapes ficarão ainda mais próximas, otimizando operações e reduzindo custos de desenvolvimento.
Hoje, a variante americana tem visual mais robusto e interior único, além de lista de equipamentos modificada e estilos de carroceria diferenciados que não são oferecidos na S10. A expectativa é que na nova geração as diferenças se resumam apenas às necessidades de cada mercado, como nomenclatura de versões e motorização.
Nesse sentido, a Colorado terá portfólio composto pelas opções WT (Work Truck, voltada para o trabalho pesado), LT (intermediária) e ZR2 (preparada para off-road). Correm por fora ainda os acabamentos RST e da Trail Boss. Por sua vez, a S10 deverá seguir com as configurações LS, LT, LTZ, High Country e Z71.
Sob o capô, a Colorado aposentará os atuais motores 2.5 aspirado, 3.6 V6 e 2.8 turbodiesel em favor do novo 2.7 turbo de 4 cilindros a gasolina. Já no Brasil, a S10 seguirá equipada com motor 2.8 turbodiesel, acompanhando a preferência dos consumidores da categoria por propulsores do tipo. O câmbio deverá ser automático de 10 marchas.
No quesito design, Colorado e S10 tendem a se aproximar como em nenhuma outra geração. A Chevrolet atualizará o desenho atual com mais imponência e agressividade, seguindo tendência já vista na Silverado. A frente será alta e reta, com faróis em estilo tradicional e grande que terá desenho específico para cada versão. Soluções ousadas não são esperadas, sendo reservadas para a próxima geração de outra picape da marca: a Montana.
Na traseira, a lanternas serão posicionadas na vertical em solução conhecida de picapes. O diferencial ficará por conta da tampa da caçamba, que contará com abertura configurável do tipo Multi-Flex. Emprestada da Silverado, a solução proporciona diferentes modos de abertura, desde apenas a parte superior até a peça inteira. Está confirmada para a Colorado e, desde já, fica a expectativa para que esteja presente também na S10.
A plataforma será a mesma nas duas picapes, como acontece hoje, porém profundamente reformulada. Batizada de GTM31XX-2, contará com a nova arquitetura elétrica Global B da General Motors e passará a suportar uma série de dispositivos de segurança ativa, além dos mais recentes recursos de assistência à condução (incluindo o sistema semi-autônomo GM Super Cruise). Permitirá ainda atualizações over-the-air (OTA) para recursos adicionais, atualizações de software e correções futuras.
No Brasil, a Chevrolet já anunciou investimento de mais de R$ 5 bilhões para produzir a nova geração da S10 em São José dos Campos (SP) ao lado do SUV Trailblazer, que também será renovado. O lançamento nacional deverá acontecer em 2023. Já nos Estados Unidos, a nova Colorado será revelada ainda neste ano, provavelmente em outubro. A produção por lá seguirá concentrada na fábrica de Wentzville, no Missouri.
No vídeo de hoje no canal do InsideEVs no Youtube, falamos sobre a possibilidade dos carros elétricos ficarem até 20% menos caros no Brasil como reflexo da movo projeto de lei que tem como objetivo conceder a isenção de imposto de importação para carros elétricos e híbridos no país.
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais