O maior mercado mundial de veículos fechou março em baixa. Após crescer nos dois primeiros meses de 2022, a China registrou queda de 11,6% nas vendas de veículos novos, segundo a CAAM, associação de fabricantes – foram 2,234 milhões de unidades. No 1º trimestre (6,509 milhões), o resultado ainda foi positivo em 0,4% na comparação com igual período de 2021.
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (180.786) foi a única entre as cinco primeiras com retração (-24%). A diferença em relação à vice-líder Toyota (166.941), superior a 80 mil unidades em 2021, desta vez foi inferior a 14 mil. Cada vez mais fortes, as marcas locais asseguraram cinco posições no top 10, com a Changan (112.408) em 4º e a BYD (104.338) em 5º e com alta superior a 160%.
Esta última, aliás, é a mais recente chinesa a chegar ao mercado brasileiro. Na 8ª posição, a Tesla (65.814) cresceu mais de 85% nos últimos doze meses. Entre as marcas premium mais tradicionais, a Mercedes (50.160) vendeu bem mais do que as rivais BMW (35.723) e Audi (31.706), esta última com a maior queda do top 20 (-53%).
POS. | MARCA | MAR.22 | % PART. 2022 | MAR.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | VW | 180.786 | 8,1% | 237.371 | 9,4% | -23,8% |
2º | TOYOTA | 166.941 | 7,5% | 151.582 | 6,0% | 10,1% |
3º | HONDA | 148.022 | 6,6% | 146.054 | 5,8% | 1,3% |
4º | CHANGAN | 112.408 | 5,0% | 93.059 | 3,7% | 20,8% |
5º | BYD | 104.338 | 4,7% | 39.985 | 1,6% | 160,9% |
6º | GEELY | 78.444 | 3,5% | 82.668 | 3,3% | -5,1% |
7º | WULING | 71.261 | 3,2% | 66.480 | 2,6% | 7,2% |
8º | TESLA | 65.814 | 2,9% | 35.503 | 1,4% | 85,4% |
9º | CHERY | 63.652 | 2,8% | 56.674 | 2,2% | 12,3% |
10º | BUICK | 57.117 | 2,6% | 83.036 | 3,3% | -31,2% |
11º | NISSAN | 57.010 | 2,6% | 78.007 | 3,1% | -26,9% |
12º | HAVAL | 54.534 | 2,4% | 67.187 | 2,7% | -18,8% |
13º | MERCEDES-BENZ | 50.160 | 2,2% | 63.272 | 2,5% | -20,7% |
14º | DONGFENG | 48.123 | 2,2% | 30.966 | 1,2% | 55,4% |
15º | BMW | 35.723 | 1,6% | 63.354 | 2,5% | -43,6% |
16º | SAIC MG | 31.960 | 1,4% | 33.489 | 1,3% | -4,6% |
17º | AUDI | 31.706 | 1,4% | 67.188 | 2,7% | -52,8% |
18º | ROEWE | 30.252 | 1,4% | 27.829 | 1,1% | 8,7% |
19º | GAC | 30.113 | 1,3% | 27.000 | 1,1% | 11,5% |
20º | CHEVROLET | 20.899 | 0,9% | 23.546 | 0,9% | -11,2% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.234.000 | 100,0% | 2.526.000 | 100,0% | -11,6% | |
ACUMULADO | 6.509.000 | 100,0% | 6.484.000 | 100,0% | 0,4% |
No ranking de modelos, o mês foi dos elétricos. Após ser apenas o 9º colocado em fevereiro, o Wuling Hong Guang Mini EV conquistou a preferência de 47.563 consumidores e garantiu a liderança geral com quase 8 mil unidades de vantagem sobre o 2º colocado, que foi o Tesla Model Y (39.790) pelo 2º mês consecutivo e com recorde de vendas. Preferido no 1º trimestre, o Sylphy (28.557) – nomenclatura local do Sentra – completou o pódio com queda de quase 30%.
Com evolução de quase 80%, por pouco o Toyota Camry (27.211) não foi uma ameaça concreta ao pódio do sedã da Nissan. Registrando recorde de posicionamento e de vendas, o SUV BYD Song (26.729) – modelo cotado para chegar ao Brasil - completou o top 5. Com o Model 3 (26.024) em 7º, a Tesla emplacou dois modelos na parte de cima da tabela. Oitavo, o Toyota Corolla (25.222) perdeu fôlego (-27%).
Já o Honda Civic (17.456), seu maior rival, cresceu 44% no mesmo período, embora a diferença entre os dois tenha sido de mais de 8 mil unidades. Com 13.816 unidades, o Tiggo 8 foi o único representante da Chery no top 30. Recém-lançado no Brasil, o sedã elétrico BYD Han emplacou 12.359 unidades e garantiu presença na lista como o 37º mais vendido.
POS. | MODELO | MAR.22 | % PART. 2022 | MAR.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | WULING HONGGUANG MINI EV | 47.563 | 2,1% | 39.745 | 1,6% | 19,7% |
2º | TESLA MODEL Y | 39.790 | 1,8% | 10.151 | 0,4% | 292,0% |
3º | NISSAN SYLPHY | 28.557 | 1,3% | 40.014 | 1,6% | -28,6% |
4º | TOYOTA CAMRY | 27.211 | 1,2% | 15.213 | 0,6% | 78,9% |
5º | BYD SONG | 26.729 | 1,2% | 11.031 | 0,4% | 142,3% |
6º | VW LAVIDA | 26.040 | 1,2% | 41.191 | 1,6% | -36,8% |
7º | TESLA MODEL3 | 26.024 | 1,2% | 25.352 | 1,0% | 2,7% |
8º | TOYOTA COROLLA | 25.522 | 1,1% | 35.126 | 1,4% | -27,3% |
9º | HONDA CR-V | 25.356 | 1,1% | 33.712 | 1,3% | -24,8% |
10º | CHANGAN CS75 | 23.302 | 1,0% | 31.461 | 1,2% | -25,9% |
11º | BYD QIN PLUS | 22.942 | 1,0% | 2.509 | 0,1% | 814,4% |
12º | CHANGAN EADO | 21.892 | 1,0% | 16.124 | 0,6% | 35,8% |
13º | HAVAL H6 | 21.633 | 1,0% | 34.865 | 1,4% | -38,0% |
14º | HONDA ACCORD | 20.667 | 0,9% | 16.890 | 0,7% | 22,4% |
15º | TOYOTA LEVIN | 20.032 | 0,9% | 20.003 | 0,8% | 0,1% |
16º | VW PASSAT | 18.280 | 0,8% | 8.680 | 0,3% | 110,6% |
17º | CHANGAN CS55 | 17.849 | 0,8% | 10.762 | 0,4% | 65,9% |
18º | HONDA CIVIC | 17.456 | 0,8% | 12.100 | 0,5% | 44,3% |
19º | VW SAGITAR | 17.214 | 0,8% | 32.365 | 1,3% | -46,8% |
20º | HONDA VEZEL | 16.623 | 0,7% | 16.401 | 0,6% | 1,4% |
21º | TOYOTA C-HR | 16.554 | 0,7% | 5.265 | 0,2% | 214,4% |
22º | GEELY EMGRAND | 16.338 | 0,7% | 13.274 | 0,5% | 23,1% |
23º | VW BORA | 16.235 | 0,7% | 33.996 | 1,3% | -52,2% |
24º | MERCEDES CLASSE C L | 15.586 | 0,7% | 14.305 | 0,6% | 9,0% |
25º | NISSAN TEANA | 15.471 | 0,7% | 9.526 | 0,4% | 62,4% |
26º | BUICK EXCELLE YINLANG | 14.159 | 0,6% | 38.047 | 1,5% | -62,8% |
27º | VW TIGUAN L | 13.908 | 0,6% | 21.130 | 0,8% | -34,2% |
28º | MG 5 | 13.856 | 0,6% | 10.953 | 0,4% | 26,5% |
29º | CHERY TIGGO 8 | 13.816 | 0,6% | 11.652 | 0,5% | 18,6% |
30º | MERCEDES CLASSE E L | 13.588 | 0,6% | 14.215 | 0,6% | -4,4% |
31º | CHEVROLET MONZA | 13.286 | 0,6% | 6.157 | 0,2% | 115,8% |
32º | GEELY BINYUE | 13.212 | 0,6% | 10.745 | 0,4% | 23,0% |
33º | HONDA XR-V | 12.819 | 0,6% | 18.884 | 0,7% | -32,1% |
34º | COS X5 | 12.812 | 0,6% | 10.891 | 0,4% | 17,6% |
35º | HONDA BREEZE | 12.481 | 0,6% | 17.714 | 0,7% | -29,5% |
36º | GAC TRIUMPCHI GS4 | 12.374 | 0,6% | 8.734 | 0,3% | 41,7% |
37º | BYD HAN | 12.359 | 0,6% | 10.323 | 0,4% | 19,7% |
38º | BMW SÉRIE 5 L | 12.008 | 0,5% | 17.621 | 0,7% | -31,9% |
39º | CHERY QQ ICE CREAM | 11.687 | 0,5% | 0 | - | - |
40º | WULING HONGGUANG | 11.062 | 0,5% | 17.929 | 0,7% | -38,3% |
41º | GEELY XINGYUE L | 11.049 | 0,5% | 0 | - | - |
42º | LI ONE | 11.034 | 0,5% | 4.900 | 0,2% | 125,2% |
43º | MERCEDES GLC | 10.857 | 0,5% | 15.339 | 0,6% | -29,2% |
44º | CHANGAN BENBEN | 10.709 | 0,5% | 4.080 | 0,2% | 162,5% |
45º | TOYOTA RAV4 | 10.596 | 0,5% | 21.989 | 0,9% | -51,8% |
46º | VW SANTANA | 10.580 | 0,5% | 7.635 | 0,3% | 38,6% |
47º | BYD DOLPHIN | 10.501 | 0,5% | 0 | - | - |
48º | ROEWE I5 | 10.472 | 0,5% | 13.533 | 0,5% | -22,6% |
49º | HAVAL M6 | 10.244 | 0,5% | 12.335 | 0,5% | -17,0% |
50º | CHANGAN CS35 | 10.186 | 0,5% | 8.145 | 0,3% | 25,1% |
Fontes: Carsalesbase / Marklines / Best Selling Cars Blog
Fonte: Carsalesbase, Marklines, Best Selling Cars Blog