A Stellantis comemora nesta semana a produção de 1,2 milhão de veículos no complexo industrial de Goiana, em Pernambuco. O feito histórico é alcançado exatamente na data em que a fábrica, inaugurada em 28 de abril de 2015, completa sete anos de operações. A unidade produz os modelos Renegade, Compass e Commander, da Jeep, e Toro, da Fiat, abastecendo não somente o Brasil, mas também diversos outros países da América Latina.

“Com sete anos de operações, podemos afirmar que o Polo Automotivo de Goiana está consolidado, seja no cenário nacional como no regional, como um empreendimento capaz de gerar desenvolvimento econômico e social. Mais do que a adoção de tecnologias inovadoras, somos um Polo gerador de inovação, muitas delas exportadas para outras regiões do mundo”, afirma Mateus Marchioro, Plant Manager da fábrica.

Galeria: Fábrica Goiana - Stellantis

Considerada uma das mais modernas fábricas da Stellantis no mundo, a planta emprega cerca de 13 mil funcionários (incluindo parque de fornecedores), sendo 90% deles nordestinos e 85% pernambucanos. Ecológica, a unidade aproveita 99,5% de toda a água usada no processo produtivo e utiliza 50% menos energia que o convencional por veículo produzido. No campo tecnológico, é novidade a implementação da tecnologia 5G.

Compass 350 mil unidades

Junto ao aniversário de inauguração da fábrica, a Stellantis comemora a produção de 350 mil unidades do Jeep Compass. A marca emblemática reflete o sucesso do modelo no mercado, sendo alcançada cerca de 6 anos depois do lançamento. O Brasil, vale lembrar, foi o primeiro país a vender e produzir o SUV no mundo - só depois foram abertas linhas de montagem na Índia, China, Itália e México.

Jeep Compass Limited 2022

Entre outros diferenciais, o Compass se destaca na categoria por ser o único a oferecer opção de motor turbodiesel. Com 2.0 litros de deslocamento e 170 cv de potência, o propulsor Multijet II sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida e Selec-Terrain. Outra opção é o propulsor 1.3 T270 turboflex, que rende 185 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 6 marchas.

Além do Brasil, o Compass produzido em Goiana (PE) é vendido em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com