Depois de três anos, o Supra finalmente ganha sua versão com câmbio manual e pedal embreagem na linha 2023. Mesmo antes de entrar na cabine, você pode saber que ali se trata da versão manual de 6 marchas pelo nome "Supra" pintado de vermelho no para-choque traseiro. Anunciada como um novo desenvolvimento, a caixa de câmbio foi concebida especialmente para o motor de 3.0 turbo, que todos nós sabemos que vem de uma certa fabricante alemã.
Embora não seja mencionado no comunicado de imprensa do Supra nos Estados Unidos, o documento da Europa menciona que o esportivo ficou quase 40 quilos mais leve. Isso porque na Europa o Supra manual está recebendo uma versão leve com rodas de 19 polegadas, que acabam resultando nessa "dieta". A redução de peso também passou pela remoção do revestimento de couro dos bancos, do suporte lombar, entre outros. Além disso, o sistema de som foi alterado, com isso, toda essa dieta fez o Supra perder 38,3 kg na balança.
A Toyota diz que a "Transmissão Manual Inteligente" (iMT) tem um software sob medida para priorizar o desempenho. Mas como isso realmente funciona? De acordo com a marca, o torque do motor é ainda mais otimizado quando você pisa e depois solta o pedal da embreagem durante as trocas de marcha. O "Desempenho consistente" é entregue quando há reduções de marcha, mas é possível desligar o iMT ativando o modo Sport.
Enquanto o Supra automático tem uma relação de transmissão final de 3,15, ela foi encurtada na nova versão manual para 3,46 para melhorar o desempenho em arrancadas nas trocas de marchas. A Toyota chega a descrever até o pomo da alavanca de câmbio, que pesa apenas 200 gramas, enquanto a relação da alavanca foi desenvolvida para minimizar o esforço necessário para mudar de marcha.
Para o Supra manual, a localização do seletor de modo de condução foi ligeiramente alterada para criar uma folga de 1,7 polegada entre os botões e o pomo da alavanca. Lembre-se que o Supra manual está disponível somente com motor de seis cilindros, já que o modelo de quatro cilindros é vendido apenas com caixa automática. Você pode ter três pedais nas versões 3.0 e 3.0 Premium, que também são oferecidas com uma transmissão automática opcional.
Uma edição limitada chamada de Supra A91-MT Edition vem exclusivamente com o câmbio manual e soma todos os equipamentops da Premium, mas se diferenciando pelo revestimento de couro Cognac e a manopla de câmbio revestida de Alcantara. O modelo especial é limitado a 500 carros pintados nas cores Matte White (branco) e CU Later Gray (cinza). O A91-MT Edition será vendido apenas nos EUA na linha 2023 e vem com um novo sistema de som JBL com 12 alto-falantes - disponível como padrão na versão Premium.
Além da novidade do câmbio manual e a edição especial na linha 2023, a Toyota afirma que o esportivo traz mais mudanças dinâmicas, como suspensão e direção recalibradas, bem como o modo Track para facilitar os drifts. No mais, há agora uma função chamada Hairpin+, que permite as rodas patinarem mais durante o contorno de curvas em descida, deixando o motorista curtir mais o esportivo em estradas sinuosas.
O Toyota Supra 2023 chegará nas concessionárias no final deste ano, com a tabela de preços devendo ser revelada em breve.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A Toyota não tem planos de acabar com o Supra
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Toyota Supra ganhará versão preparada com motor de 500 cv da BMW
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Toyota não planeja fazer mais modelos esportivos, diz engenheiro-chefe
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Vídeo: Mustang Mach 1 e Toyota Supra disputam arrancada