Após registrar crescimento nas vendas de veículos novos em janeiro e fevereiro, a Alemanha amargou seu 1º revés em 2022. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no país, no mês passado foram comercializadas 241.330 unidades, quase 18% a menos do que há um ano. O acumulado do 1º trimestre, de 625.954 unidades, foi 4,6% pior do que o de 2021.
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (38.543) – em baixa de quase 32% - perdeu 3,3 pontos percentuais de participação no período. Vice-líder nos últimos cinco meses, a Mercedes-Benz (20.360) foi superada pela Audi (21.752), que registrou a menor retração entre as dez primeiras (-2,2%) – top 10, aliás, em que ninguém cresceu. Destaque para a Tesla crescendo quase 120% e ficando a apenas 29 unidades do pelotão de cima.
POS. |
MARCA |
MAR.2022 |
% MERCADO 2022 |
MAR.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
38.543 |
16,0% |
56.550 |
19,3% |
-31,8% |
2º |
AUDI |
21.752 |
9,0% |
22.235 |
7,6% |
-2,2% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
20.360 |
8,4% |
27.520 |
9,4% |
-26,0% |
4º |
BMW |
19.804 |
8,2% |
23.445 |
8,0% |
-15,5% |
5º |
FORD |
12.942 |
5,4% |
13.878 |
4,7% |
-6,7% |
6º |
SKODA |
12.249 |
5,1% |
16.865 |
5,8% |
-27,4% |
7º |
OPEL |
11.808 |
4,9% |
18.998 |
6,5% |
-37,8% |
8º |
SEAT |
11.188 |
4,6% |
13.895 |
4,8% |
-19,5% |
9º |
HYUNDAI |
9.529 |
3,9% |
10.527 |
3,6% |
-9,5% |
10º |
RENAULT |
8.074 |
3,3% |
10.227 |
3,5% |
-21,1% |
11º |
FIAT |
8.055 |
3,3% |
10.130 |
3,5% |
-20,5% |
12º |
TESLA |
8.045 |
3,3% |
3.703 |
1,3% |
117,3% |
13º |
TOYOTA |
7.028 |
2,9% |
7.023 |
2,4% |
0,1% |
14º |
KIA |
6.838 |
2,8% |
6.084 |
2,1% |
12,4% |
15º |
DACIA |
4.530 |
1,9% |
3.354 |
1,1% |
35,1% |
16º |
CITROËN |
3.832 |
1,6% |
4.765 |
1,6% |
-19,6% |
17º |
MINI |
3.815 |
1,6% |
5.872 |
2,0% |
-35,0% |
18º |
PEUGEOT |
3.747 |
1,6% |
5.631 |
1,9% |
-33,5% |
19º |
MITSUBISHI |
3.315 |
1,4% |
2.889 |
1,0% |
14,7% |
20º |
VOLVO |
3.086 |
1,3% |
4.353 |
1,5% |
-29,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
241.330 |
100,0% |
292.349 |
100,0% |
-17,5% |
|
ACUMULADO |
625.954 |
100,0% |
656.452 |
100,0% |
-4,6% |
Apesar de vender 1/3 a menos do que em 2021, o Volkswagen Golf (7.564) chegou ao 3º mês seguido no topo. O ótimo desempenho da Tesla teve relação direta com as 5.516 unidades do Model 3, resultado que colocou o modelo na vice-liderança, algo que só havia ocorrido em dezembro. Com 5.254 unidades, uma queda de quase 40%, o Volkswagen Tiguan completou o pódio.
Com recorde de vendas e de posicionamento, o Seat Formentor (4.552) foi o 4º mais vendido. Em alta de pouco mais de 20%, o Fiat 500 (4.318) garantiu lugar entre os cinco primeiros. Também com resultado melhor do que há um ano (+14%), a VW Transporter foi o único veículo comercial no top 10 – com 3.367 unidades, a Fiat Ducato perdeu 45% de seus compradores e ficou em 11º.
Numa disputa entre sedãs premium definida por menos de 70 unidades, o BMW Série 3 (3.371) ficou à frente dos rivais Audi A4 (3.313) e Mercedes-Benz Classe C (3.308), com o BMW sendo o único em baixa (-25%). Mais vendido em dezembro e 34º em fevereiro, o Volkswagen Up (1.750), dono da maior queda no top 50 (-64,5%), desta vez foi apenas o 46º.
POS. |
MODELO |
MAR.2022 |
% MERCADO 2022 |
MAR.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
7.564 |
3,1% |
11.713 |
4,0% |
-35,4% |
2º |
TESLA MODEL 3 |
5.516 |
2,3% |
3.699 |
1,3% |
49,1% |
3º |
VW TIGUAN |
5.254 |
2,2% |
8.447 |
2,9% |
-37,8% |
4º |
SEAT FORMENTOR |
4.552 |
1,9% |
1.683 |
0,6% |
170,5% |
5º |
FIAT 500 |
4.318 |
1,8% |
3.527 |
1,2% |
22,4% |
6º |
AUDI A3 |
3.858 |
1,6% |
3.951 |
1,4% |
-2,4% |
7º |
MINI |
3.815 |
1,6% |
5.872 |
2,0% |
-35,0% |
8º |
VW TRANSPORTER |
3.779 |
1,6% |
3.323 |
1,1% |
13,7% |
9º |
VW PASSAT |
3.649 |
1,5% |
5.587 |
1,9% |
-34,7% |
10º |
BMW SÉRIE 3 |
3.371 |
1,4% |
4.515 |
1,5% |
-25,3% |
11º |
FIAT DUCATO |
3.367 |
1,4% |
6.122 |
2,1% |
-45,0% |
12º |
VW T-ROC |
3.331 |
1,4% |
6.388 |
2,2% |
-47,9% |
13º |
AUDI A4 |
3.313 |
1,4% |
3.174 |
1,1% |
4,4% |
14º |
MERCEDES CLASSE C |
3.308 |
1,4% |
2.835 |
1,0% |
16,7% |
15º |
OPEL CORSA |
3.112 |
1,3% |
5.236 |
1,8% |
-40,6% |
16º |
VW T-CROSS |
2.969 |
1,2% |
3.899 |
1,3% |
-23,9% |
17º |
MERCEDES GLC |
2.806 |
1,2% |
3.548 |
1,2% |
-20,9% |
18º |
AUDI A6 |
2.716 |
1,1% |
4.082 |
1,4% |
-33,5% |
19º |
OPEL MOKKA |
2.665 |
1,1% |
3.478 |
1,2% |
-23,4% |
20º |
HYUNDAI KONA |
2.634 |
1,1% |
3.824 |
1,3% |
-31,1% |
21º |
MERCEDES CLASSE E |
2.607 |
1,1% |
3.761 |
1,3% |
-30,7% |
22º |
FORD KUGA |
2.604 |
1,1% |
2.790 |
1,0% |
-6,7% |
23º |
TESLA MODEL Y |
2.529 |
1,0% |
0 |
0,0% |
- |
24º |
KIA CEED |
2.528 |
1,0% |
2.334 |
0,8% |
8,3% |
25º |
SKODA KAROQ |
2.437 |
1,0% |
2.552 |
0,9% |
-4,5% |
26º |
TOYOTA YARIS |
2.409 |
1,0% |
2.027 |
0,7% |
18,8% |
27º |
SKODA FABIA |
2.394 |
1,0% |
1.966 |
0,7% |
21,8% |
28º |
AUDI Q3 |
2.355 |
1,0% |
2.422 |
0,8% |
-2,8% |
29º |
VW CADDY |
2.177 |
0,9% |
2.196 |
0,8% |
-0,9% |
30º |
BMW SÉRIE 5 |
2.139 |
0,9% |
2.926 |
1,0% |
-26,9% |
31º |
SEAT LEON |
2.104 |
0,9% |
2.926 |
1,0% |
-28,1% |
32º |
BMW X1 |
2.084 |
0,9% |
3.169 |
1,1% |
-34,2% |
33º |
FORD TRANSIT |
2.071 |
0,9% |
2.624 |
0,9% |
-21,1% |
34º |
BMW X3 |
1.993 |
0,8% |
1.748 |
0,6% |
14,0% |
35º |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.942 |
0,8% |
1.368 |
0,5% |
42,0% |
36º |
AUDI Q5 |
1.936 |
0,8% |
1.286 |
0,4% |
50,5% |
37º |
FORD FOCUS |
1.895 |
0,8% |
2.003 |
0,7% |
-5,4% |
38º |
OPEL CROSSLAND X |
1.884 |
0,8% |
2.042 |
0,7% |
-7,7% |
39º |
OPEL ASTRA |
1.881 |
0,8% |
3.003 |
1,0% |
-37,4% |
40º |
VW POLO |
1.856 |
0,8% |
3.097 |
1,1% |
-40,1% |
41º |
FORD FIESTA |
1.801 |
0,7% |
1.923 |
0,7% |
-6,3% |
42º |
BMW I3 |
1.795 |
0,7% |
1.161 |
0,4% |
54,6% |
43º |
CITROËN JUMPER |
1.792 |
0,7% |
1.625 |
0,6% |
10,3% |
44º |
FORD PUMA |
1.792 |
0,7% |
2.392 |
0,8% |
-25,1% |
45º |
DACIA SANDERO |
1.768 |
0,7% |
1.732 |
0,6% |
2,1% |
46º |
VW UP |
1.750 |
0,7% |
4.933 |
1,7% |
-64,5% |
47º |
SKODA KODIAQ |
1.731 |
0,7% |
1.870 |
0,6% |
-7,4% |
48º |
BMW X5 |
1.704 |
0,7% |
1.383 |
0,5% |
23,2% |
49º |
MERCEDES CLASSE A |
1.605 |
0,7% |
3.686 |
1,3% |
-56,5% |
50º |
MERCEDES CLASSE V |
1.578 |
0,7% |
2.332 |
0,8% |
-32,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Argentina oferece imposto zero para fábrica da Tesla