Em queda nas vendas entre julho e dezembro, o mercado alemão reagiu em janeiro e repetiu a dose no mês passado. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados em fevereiro 200.512 veículos novos, 3,2% a mais do que há um ano. No acumulado do bimestre (384.624), o crescimento é de quase 6%.
Na disputa entre as montadoras, apenas a Mercedes-Benz (18.512) – vice pelo 5º mês consecutivo – e a Skoda (12.739) tiveram resultados positivos no top 5. A líder Volkswagen (36.889), em queda de 8%, perdeu 2,4 pontos percentuais de participação nos últimos doze meses. Destaque para a Tesla (5.944), que ficou muito próxima do top 10.
POS. | MARCA | FEV.2022 | % MERCADO 2022 | FEV.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 36.889 | 18,4% | 40.115 | 20,6% | -8,0% |
2º | MERCEDES-BENZ | 18.512 | 9,2% | 16.901 | 8,7% | 9,5% |
3º | AUDI | 16.381 | 8,2% | 17.054 | 8,8% | -3,9% |
4º | BMW | 15.619 | 7,8% | 16.508 | 8,5% | -5,4% |
5º | SKODA | 12.739 | 6,4% | 12.120 | 6,2% | 5,1% |
6º | OPEL | 11.698 | 5,8% | 12.443 | 6,4% | -6,0% |
7º | FORD | 9.167 | 4,6% | 10.382 | 5,3% | -11,7% |
8º | SEAT | 9.060 | 4,5% | 8.472 | 4,4% | 6,9% |
9º | HYUNDAI | 7.373 | 3,7% | 6.511 | 3,4% | 13,2% |
10º | RENAULT | 6.074 | 3,0% | 7.830 | 4,0% | -22,4% |
11º | TESLA | 5.944 | 3,0% | 1.918 | 1,0% | 209,9% |
12º | TOYOTA | 5.875 | 2,9% | 4.554 | 2,3% | 29,0% |
13º | FIAT | 5.804 | 2,9% | 4.993 | 2,6% | 16,2% |
14º | KIA | 5.217 | 2,6% | 3.878 | 2,0% | 34,5% |
15º | DACIA | 4.039 | 2,0% | 1.805 | 0,9% | 123,8% |
16º | MINI | 3.733 | 1,9% | 3.312 | 1,7% | 12,7% |
17º | PEUGEOT | 3.500 | 1,7% | 4.012 | 2,1% | -12,8% |
18º | VOLVO | 3.185 | 1,6% | 3.593 | 1,8% | -11,4% |
19º | MITSUBISHI | 2.916 | 1,5% | 1.873 | 1,0% | 55,7% |
20º | CITROËN | 2.442 | 1,2% | 3.290 | 1,7% | -25,8% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 200.512 | 100,0% | 194.349 | 100,0% | 3,2% | |
ACUMULADO | 384.624 | 100,0% | 364.103 | 100,0% | 5,6% |
Assim como em janeiro, o VW Golf (8.847) foi o modelo nº 1 no maior mercado da Europa e o Tiguan (5.294) foi o 2º colocado. Melhor do resto, o Mini Cooper (3.733) garantiu presença no pódio com menos de 50 unidades de vantagem sobre o Tesla Model 3 (3.690) e menos de 100 unidades em relação ao Skoda Octavia (3.650).
Atrás do Opel Corsa (3.408), o BMW Série 3 (3.378) voltou a ser o campeão de vendas entre os sedãs do trio de ferro local – nº 1 nos três últimos meses, o Mercedes-Benz Classe C (3.112), 12º, desta vez também foi superado pelo Audi A4 (3.334), 9º. Destaque para os quase 70% de evolução do Fiat 500 (3.364), 8º colocado.
O ótimo resultado da Tesla também teve relação direta com os números do Model Y (2.254), 20º colocado. Embora fora do top 20 após dois meses seguidos, o Dacia Sandero (2.241) manteve forte crescimento (+181%). Já o VW Up (1.861), líder em dezembro, perdeu mais de 40% de seus compradores de 2021 e encerrou fevereiro em 34º, dezessete posições abaixo de janeiro.
POS. | MODELO | FEV.2022 | % MERCADO 2022 | FEV.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOLF | 8.847 | 4,4% | 8.476 | 4,4% | 4,4% |
2º | VW TIGUAN | 5.294 | 2,6% | 6.168 | 3,2% | -14,2% |
3º | MINI | 3.733 | 1,9% | 3.312 | 1,7% | 12,7% |
4º | TESLA MODEL 3 | 3.690 | 1,8% | 1.910 | 1,0% | 93,2% |
5º | SKODA OCTAVIA | 3.650 | 1,8% | 4.241 | 2,2% | -13,9% |
6º | OPEL CORSA | 3.408 | 1,7% | 4.189 | 2,2% | -18,6% |
7º | BMW SÉRIE 3 | 3.378 | 1,7% | 3.746 | 1,9% | -9,8% |
8º | FIAT 500 | 3.364 | 1,7% | 1.985 | 1,0% | 69,5% |
9º | AUDI A4 | 3.334 | 1,7% | 2.426 | 1,2% | 37,4% |
10º | MERCEDES GLC | 3.226 | 1,6% | 1.931 | 1,0% | 67,1% |
11º | AUDI A3 | 3.172 | 1,6% | 3.018 | 1,6% | 5,1% |
12º | MERCEDES CLASSE C | 3.112 | 1,6% | 2.504 | 1,3% | 24,3% |
13º | VW T-ROC | 3.061 | 1,5% | 3.961 | 2,0% | -22,7% |
14º | OPEL MOKKA | 2.770 | 1,4% | 160 | 0,1% | 1631,3% |
15º | VW T-CROSS | 2.730 | 1,4% | 2.331 | 1,2% | 17,1% |
16º | VW PASSAT | 2.679 | 1,3% | 4.586 | 2,4% | -41,6% |
17º | SEAT FORMENTOR | 2.594 | 1,3% | 804 | 0,4% | 222,6% |
18º | VW TRANSPORTER | 2.569 | 1,3% | 2.637 | 1,4% | -2,6% |
19º | BMW X1 | 2.329 | 1,2% | 2.165 | 1,1% | 7,6% |
20º | TESLA MODEL Y | 2.254 | 1,1% | 0 | 0,0% | - |
21º | SEAT LEON | 2.251 | 1,1% | 2.108 | 1,1% | 6,8% |
22º | DACIA SANDERO | 2.241 | 1,1% | 797 | 0,4% | 181,2% |
23º | TOYOTA YARIS | 2.213 | 1,1% | 1.239 | 0,6% | 78,6% |
24º | FIAT DUCATO | 2.182 | 1,1% | 2.602 | 1,3% | -16,1% |
25º | VW POLO | 2.162 | 1,1% | 2.174 | 1,1% | -0,6% |
26º | HYUNDAI KONA | 2.161 | 1,1% | 2.090 | 1,1% | 3,4% |
27º | MERCEDES CLASSE E | 2.149 | 1,1% | 2.711 | 1,4% | -20,7% |
28º | AUDI A6 | 2.112 | 1,1% | 3.405 | 1,8% | -38,0% |
29º | BMW SÉRIE 5 | 2.089 | 1,0% | 2.060 | 1,1% | 1,4% |
30º | VW CADDY | 1.980 | 1,0% | 1.583 | 0,8% | 25,1% |
31º | KIA CEED | 1.955 | 1,0% | 1.607 | 0,8% | 21,7% |
32º | MITSUBISHI MIRAGE | 1.935 | 1,0% | 1.050 | 0,5% | 84,3% |
33º | FORD FOCUS | 1.882 | 0,9% | 1.887 | 1,0% | -0,3% |
34º | VW UP | 1.861 | 0,9% | 3.184 | 1,6% | -41,6% |
35º | OPEL ASTRA | 1.813 | 0,9% | 1.967 | 1,0% | -7,8% |
36º | SKODA KAROQ | 1.783 | 0,9% | 1.823 | 0,9% | -2,2% |
37º | SKODA FABIA | 1.717 | 0,9% | 1.372 | 0,7% | 25,1% |
38º | AUDI Q3 | 1.635 | 0,8% | 1.878 | 1,0% | -12,9% |
39º | SKODA KODIAQ | 1.623 | 0,8% | 1.456 | 0,7% | 11,5% |
40º | FORD KUGA | 1.580 | 0,8% | 2.229 | 1,1% | -29,1% |
41º | MERCEDES CLASSE V | 1.555 | 0,8% | 1.296 | 0,7% | 20,0% |
42º | MERCEDES CLASSE A | 1.491 | 0,7% | 1.792 | 0,9% | -16,8% |
43º | SKODA SUPERB | 1.490 | 0,7% | 892 | 0,5% | 67,0% |
44º | HYUNDAI TUCSON | 1.396 | 0,7% | 811 | 0,4% | 72,1% |
45º | BMW SÉRIE 4 | 1.383 | 0,7% | 301 | 0,2% | 359,5% |
46º | SEAT ATECA | 1.379 | 0,7% | 1.990 | 1,0% | -30,7% |
47º | FORD FIESTA | 1.350 | 0,7% | 1.571 | 0,8% | -14,1% |
48º | FORD PUMA | 1.345 | 0,7% | 1.600 | 0,8% | -15,9% |
49º | FORD TRANSIT | 1.299 | 0,6% | 1.575 | 0,8% | -17,5% |
50º | VW TOURAN | 1.241 | 0,6% | 1.190 | 0,6% | 4,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog