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Porsche 911 Sport Classic homenageia 1ª geração do esportivo com 550 cv

Além do visual que remete ao passado, é o 911 com câmbio manual mais potente disponível do catálogo

Porsche 911 Sport Classic 2023
Foto de: Porsche

A Porsche gosta de homenagear seu passado com séries especiais e limitadas de modelos atuais. Flagrado em testes algumas vezes em Nürburgring, o Porsche 911 Sport Classic não é apenas um conjunto visual diferente, mas o mais potente 911 992 com câmbio manual e tração traseira disponível. 

O Porsche 911 Sport Classic foi projetado pela divisão de customização da marca, a Porsche Exclusive Manufaktur, que se identifica em plaquetas nos para-lamas dianteiros e em detalhes no interior, como o apoio de braços. É uma série limitada a 1.250 unidades, numeradas e identificadas com uma plaqueta cravada no painel, perto do porta-luvas, dourada e com o escrito 911. Só isso já pareceria interessante, mas vamos bem além nessa edição especial. 

Porsche 911 Sport Classic 2023

Entre os anos 1960 e 1970

O 911 Sport Classic remete ao primeiro 911, principalmente de 1964 a 1973, em diversas partes. A sua carroceria é a mesma que estava antes reservada aos 911 Turbo e Turbo S, mais larga que as demais, mas sem as entradas de ar nas laterais traseiras, já que a admissão é feita abaixo do aerofólio traseiro, este uma peça que remete ao Ducktail clássico do 911 RS 2.7 1972. 

Sua cor principal de lançamento é o Sport Grey Metallic, um cinza inspirado no Fashion Grey do 356, o antecessor do 911, mas o carro pode ser escolhido em outras três cores. O Fashion Grey aparece nas faixas duplas no capô, teto e aerofólio traseiro, com um processo de preparação e pintura manual, inclusive com lixamento intermediário para melhorar a qualidade e o alinhamento com o restante do carro. Nas portas, o proprietário pode escolher um número (entre 00 e 99), ou eliminar o espaço branco para deixar um visual mais limpo. 

Porsche 911 Sport Classic 2023
Porsche 911 Sport Classic 2023

O teto, que tem duas bolhas demarcando motorista e passageiro, e o capô são feitos em fibra de carbono reforçado para a redução de peso. Até mesmo as rodas, de 20" e 21", remetem as clássicas Fuchs, do 911S 1967. Os logos da Porsche no capô e rodas são os de 1963, e na traseira o escrito Porsche e 911 são dourados com finalização em ouro verdadeiro. Na grade traseira, uma plaqueta da linha Heritage. Acompanham o carro uma capa exclusiva e uma capa para documento. 

De um clássico ao 918 Spyder no interior

Por dentro, o 911 Sport Classic puxa para o luxo na mistura de cores, texturas e tecidos. Ao abrir as portas, a soleira iluminada já identifica a série. Os tapetes são da Heritage Design e o acabamento é em preto com Conhaque Clássico, charmoso. O couro dos bancos são o chamado Semi-Aniline, uma técnica que a Porsche já usou no 918 Spyder, com pintura em apenas uma camada e que deixa o couro quase em sua textura original, mais puro. No painel, acabamento em couro, assim como nas portas, e madeira Paldao.

Porsche 911 Sport Classic 2023
Porsche 911 Sport Classic 2023
Porsche 911 Sport Classic 2023
Porsche 911 Sport Classic 2023
Porsche 911 Sport Classic 2023

Na parte central dos bancos, o famoso xadrez clássico da Porsche, assim como nas portas, vindo do 911 1965. O painel tem grafismo que remete ao 356, com escritos verdes, assim como as telas digitais em volta foram também desenhadas com esse grafismo, acompanhado pelo Sport Classic escrito no conta-giros central. O RaceTex está nas colunas A, B e C e em detalhes do interior, assim como a chave é em Fashion Grey com capa em couro.

O mais bonito e o mais divertido

O Porsche 911 Sport Classic, mesmo limitado, é uma série que já ganha espaço na história da marca. O seu motor é o 3.7 de 6-cilindros boxer biturbo, o mesmo do 911 Turbo, mas com 550 cv, ou 30 cv a menos. Usa turbos com geometria variável, sistema de escape esportivo exclusivo e menos isolamento acústico para aumentar a experiência ao volante.

Falando na experiência, o Sport Classic é o único com esse motor e o câmbio manual de 7 marchas e tração apenas traseira. O menor peso na dianteira deu uma nova calibração da suspensão, com o Porsche Active Suspension Management e altura reduzida em 10 mm. A suspensão e freios são derivados do Turbo, assim como os engates do câmbio foram encurtados e possuem o punta-tacco automático. Eixo traseiro direcional também é item de série e calibrada para ele, assim como a direção. As rodas de cubo rápido acompanham os freios em composto cerâmico com pinças em preto.

O preço na Europa é de 272.714 euros. No Brasil, ele começará a ser oferecido no segundo semestre, ainda sem preço definido. Finalmente, teremos um 911 manual 992 em nosso país, oficialmente...

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