Líder de vendas na Argentina, o Cronos não tem o mesmo sucesso comercial no mercado brasileiro, mas nem por isso a Fiat vai deixar de atualizar o sedã derivado do Argo por aqui. Prova disso é que o novo Cronos 1.3 CVT foi flagrado mais uma vez em testes de rodagem em terras tupiniquins, revelando apenas leves diferenças visuais, embora sua principal mudança mesmo seja a nova transmissão automática CVT.
Assim como o flagra do novo Fiat Argo Trekking, o registro foi publicado pelo perfil no FCA Club (@fca_fan_brasil) no Instagram, que nos cedeu a imagem que você na abertura desta nota. Voltando ao sedã, visualmente ele é praticamente o mesmo Cronos vendido atualmente, se diferenciando mesmo pelo logotipo no lado direito da tampa do porta-malas. Embora não seja possível visualizar com nitidez, provavelmente é o mesmo badge com a inscrição “Drive AT”, que aparece melhor no último flagra que publicamos do Cronos em janeiro deste ano.
Apesar de parecer familiar, esse logotipo é totalmente novo pois nunca o Cronos teve o logotipo com escrita Drive AT, embora do lançamento até outubro de 2020 o sedã tenha tido a versão Drive com câmbio automatizado GSR. Nesse caso, ele contava apenas com o logo Cronos no lado esquerdo do porta-malas e a inscrição “Drive” nos para-lamas dianteiros. Ou seja, o logotipo Drive AT é inédito, enquanto que as letras “AT” fazem referência diretamente ao câmbio automático, assim, sugerindo que ali finalmente o sedã traz a combinação do motor 1.3 Firefly ao câmbio automático tipo CVT – mesmo conjunto usado pelo Pulse e a Strada.
Atualmente, o motor 1.3 Firefly rende até 107 cv e 13,7 kgfm de torque com etanol, enquanto que com gasolina entrega 98 cv e 13,2 kgfm. Vale lembrar que hoje apenas duas configurações do Cronos são comercializadas com o propulsor 1.3, mas somente com transmissão manual de 5 marchas: Cronos 1.3 por R$ 82.990 e Cronos Drive por R$ 88.590. Além de uma nova versão automática, já que o sedã deixou de ter uma versão sem o pedal da embreagem desde que o Cronos 1.8 AT saiu de linha no final do ano passado, é previsto que o Cronos 1.3 CVT venha com uma discreta atualização na dianteira (provavelmente apenas uma nova grade), bem como novas rodas.
Produzido na fábrica de Córdoba, na Argentina, país onde domina as vendas, a inédita versão com motor 1.3 aspirado atrelado ao câmbio automático CVT deve dar um fôlego extra ao Cronos no mercado brasileiro. Isso porque desde que foi lançado o propulsor 1.3 sempre se mostrou mais equilibrado para o sedã, tanto por conta do seu desempenho quanto por seus números de consumo, principalmente em relação ao antigo 1.8 E-Torq. Com a chegada da opção de câmbio automático CVT, o Cronos 1.3 será mais prático e de quebra vai cumprir melhor sua proposta de carro familiar e deverá ganhar mais espaço entre os sedãs compactos no mercado.
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