Pode parecer clichê, mas tivemos mais uma semana bastante movimentada e com novidades importantes para o mercado brasileiro – e você confere tudo o que rolou nos últimos dias em mais um Semana Motor1.com. Não tem como começar falando sobre a enxurrada de novidades da Honda para o mercado brasileiro, que de uma só vez confirmou HR-V 1.5 turboflex, Civic híbrido, HR-V dos EUA, novo CR-V e nada menos do que o Civic Type R.
Além disso, fomos agraciados com um belo flagra da nova Chevrolet Montana 2023, que apareceu menos camuflada e vista agora de frente. Tivemos ainda a confirmação do lançamento do novo Volkswagen Jetta GLI para a próxima segunda-feira (25), além da Chevrolet Spin 2023, que amplia a oferta de 7 lugares para mais versões. Ainda falando de Chevrolet, a marca da gravata dourada revelou um novo SUV médio batizado de Seeker.
Em uma tacada só, a Honda anunciou 5 grandes lançamentos para o mercado brasileiro para os meses seguintes. O primeiro será a nova geração do HR-V, cuja versão que será feita no Brasil é baseada na europeia e estreará por aqui em agosto com duas novidades: motor 1.5 aspirado (o mesmo do City e City Hatchback), além do esperado motor 1.5 turbo flex que estava disponível nas versões Touring do HR-V e Civic antigo – mas que aceitava somente gasolina. Outra importante novidade é a estreia da 11ª geração do Civic, que virá com o motor 2.0 híbrido do Accord no final do ano e prometendo consumo na casa dos 20 km/litro.
Ainda falando da marca japonesa, foi confirmado também o HR-V norte-americano, um SUV de porte médio com base na plataforma do Civic que deverá chegar no Brasil com outro nome. O modelo será importado e será a cartada da Honda para brigar com o Toyota Corolla Cross. Destaque também para o Civic Type R, que será importado oficialmente pela primeira vez ao país. Com potência acima dos 300 cv, a versão esportiva do Civic vem para não deixar o GR Corolla Hacth sozinho por aqui no ano que vem. Por fim, a montadora também vai importar o CR-V de nova geração que, assim como o Civic, ainda não foi revelado. Sua chegada é prevista também para 2023.
A nova Chevrolet Montana 2024 nos deu o ar da graça com sua dianteira inspirada no Blazer vendido nos EUA com este flagra feito pelo canal Falando de Carro. Como você pode ver, a picape já começa a perder sua camuflagem e assim revelar mais detalhes, à exemplo dos faróis divididos com desenho agressivo, as caixas de rodas destacadas e o perfil mais reto da cabine e caçamba longa, dando a impressão que o porte da nova Montana será maior que o da Renault Oroch. O motor parece ser o mesmo 1.2 turbo três cilindros de 133 cv usado no Tracker.
Depois de ficar num período em “banho maria”, a Chevrolet Spin chegou na linha 2023 com importantes novidades para o mercado. A GM trouxe de volta as versões LT e LTZ, mas com posicionamentos diferentes: a LT será a opção mais barata com 7 assentos, enquanto a LTZ terá apenas 5 bancos vindo como uma opção intermediária. A minivan continua equipada com o motor 1.8 de quatro cilindros, que rende até 111 cv a 5.200 rpm e 17,7 kgfm de torque a 2.600 rpm, sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas. A marca promete ainda a volta do câmbio manual, que chegará num segundo momento para atender principalmente os frotistas.
Nessa semana foi confirmado também a estreia do novo Volkswagen Jetta GLI, que será lançado na próxima segunda-feira. O modelo continuará com seu apelo esportivo e motor 2.0 turbo de 230 cv, mas ganhará uma reestilização visual igual a aplicada no modelo vendido nos Estados Unidos no ano passado. Ainda importado do México, o sedã terá como destaque o para-choque redesenhado, além de faróis full-LED com projetores e iluminação em LED.
A Chevrolet terá um novo SUV médio para chamar de seu e que ficará posicionado acima do Tracker nos mercados em que será vendido, como China e Estados Unidos. Batizado de Chevrolet Seeker, ele conta com 4,53 metros de comprimento e traz carroceria com estilo de SUV-cupê, com destaque para as linhas modernas e bem definidas. Na frente, destaque para o conjunto óptico divido em dois andares, exatamente como no Trailblazer e na próxima geração da Montana. Já o motor deverá ser 1.5 turbo a gasolina de 180 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Montana não consegue nota máxima no Latin NCAP
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Avaliação: Chevrolet Montana LT para quem ainda faz questão de câmbio manual
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Chevrolet Montana LTZ e Premier têm promoção com financiamento sem juros
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Chevrolet Montana 2024 tem novo aumento e fica até R$ 4.200 mais cara