Segundo maior mercado mundial, os EUA fecharam o 1º trimestre em baixa nas vendas de veículos novos. De acordo com o site Automotive News, foram comercializadas entre janeiro e março 3.318.789 unidades, quase 16% a menos do que há um ano – em números absolutos, cerca de 600 mil unidades a menos. Vale lembrar que, em 2021, as vendas tinham crescido 12% na comparação com os três primeiros meses de 2020.
Na disputa entre montadoras, a Toyota (450.227) manteve a posição de honra do ano passado, mas desta vez com mais de 40 mil unidades de vantagem sobre a Ford (410.026) e de quase 110 mil em relação à Chevrolet (340.309). Destaque para a Tesla (110.000), uma das únicas com crescimento no top 20 (+67%) – a outra foi a BMW (73.714, +3,2%) -, que assumiu a liderança entre as marcas premium.
POS. |
MARCA |
1º TRIM. 2022 |
% MERCADO 2022 |
1º TRIM. 2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
TOYOTA |
450.227 |
13,6% |
528.813 |
13,4% |
-14,9% |
1º |
2º |
FORD |
410.026 |
12,4% |
492.301 |
12,5% |
-16,7% |
2º |
3º |
CHEVROLET |
340.309 |
10,3% |
425.106 |
10,8% |
-19,9% |
3º |
4º |
HONDA |
238.182 |
7,2% |
309.203 |
7,9% |
-23,0% |
4º |
5º |
JEEP |
193.281 |
5,8% |
197.545 |
5,0% |
-2,2% |
6º |
6º |
NISSAN |
189.835 |
5,7% |
266.482 |
6,8% |
-28,8% |
5º |
7º |
HYUNDAI |
159.676 |
4,8% |
167.130 |
4,2% |
-4,5% |
7º |
8º |
KIA |
151.194 |
4,6% |
159.550 |
4,1% |
-5,2% |
10º |
9º |
RAM |
138.153 |
4,2% |
162.920 |
4,1% |
-15,2% |
8º |
10º |
SUBARU |
132.346 |
4,0% |
160.426 |
4,1% |
-17,5% |
9º |
11º |
GMC |
121.437 |
3,7% |
131.239 |
3,3% |
-7,5% |
11º |
12º |
TESLA |
110.000 |
3,3% |
66.000 |
1,7% |
66,7% |
17º |
13º |
MAZDA |
82.268 |
2,5% |
83.258 |
2,1% |
-1,2% |
14º |
14º |
MERCEDES-BENZ |
75.939 |
2,3% |
89.915 |
2,3% |
-15,5% |
12º |
15º |
BMW |
73.714 |
2,2% |
71.433 |
1,8% |
3,2% |
16º |
16º |
VOLKSWAGEN |
64.993 |
2,0% |
90.853 |
2,3% |
-28,5% |
13º |
17º |
LEXUS |
64.365 |
1,9% |
74.253 |
1,9% |
-13,3% |
15º |
18º |
DODGE |
41.042 |
1,2% |
63.988 |
1,6% |
-35,9% |
18º |
19º |
AUDI |
35.505 |
1,1% |
54.840 |
1,4% |
-35,3% |
19º |
20º |
CHRYSLER |
29.113 |
0,9% |
39.737 |
1,0% |
-26,7% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
3.318.789 |
100,0% |
3.937.403 |
100,0% |
-15,7% |
Mantendo a tradicional força no mercado norte-americano, as picapes dominaram o pódio. A vantagem da líder Ford F-Series (140.701) sobre a Ram Pick-up (127.116), no entanto, caiu drasticamente de quase 55 mil unidades para menos de 14 mil. Com queda bem menor do que a das rivais, a Chevrolet Silverado (118.796) foi a terceira. Com 101.192 unidades, o Toyota RAV4 manteve o posto de veículo de passeio nº 1.
Dentre os primeiros colocados, destaque para a evolução do Jeep Grand Cherokee (75.117), que saltou da 15ª para a 5ª colocação no período. O top 10 ainda teve a presença de modelos ausentes em 2021, como o Toyota Highlander (66.026), o GMC Sierra (56.617) e o Chevrolet Equinox (56.036) – cuja versão reestilizada deve chegar ao Brasil nos próximos meses.
Sétimo, o Toyota Camry (61.505) foi o único sedã na parte de cima da tabela. Assim como no ano passado, o Tesla Model Y (55.000) foi o líder entre os premium, mas agora muito perto do top 10. Tradicionais rivais, Corolla e Civic perderam fôlego: o Toyota (47.501) caiu para 14º e o Honda (38.515) foi apenas o 23º, atrás inclusive de um surpreendente HR-V (42.168) em 18º. Único estreante no top 50, o Ford Bronco foi o preferido por 23.573 consumidores.
POS. |
MODELO |
1º TRIM. 2022 |
% MERCADO 2022 |
1º TRIM. 2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
FORD F-SERIES |
140.701 |
4,0% |
203.797 |
5,1% |
-31,0% |
1º |
2º |
RAM PICK-UP |
127.116 |
3,7% |
148.836 |
3,8% |
-14,6% |
2º |
3º |
CHEVROLET SILVERADO |
118.796 |
3,4% |
126.591 |
3,2% |
-6,2% |
3º |
4º |
TOYOTA RAV4 |
101.192 |
2,9% |
114.255 |
2,9% |
-11,4% |
4º |
5º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
75.117 |
2,2% |
55.198 |
1,4% |
36,1% |
15º |
6º |
TOYOTA HIGHLANDER |
66.026 |
1,9% |
63.831 |
1,6% |
3,4% |
11º |
7º |
TOYOTA CAMRY |
61.505 |
1,8% |
78.151 |
2,0% |
-21,3% |
7º |
8º |
HONDA CR-V |
58.579 |
1,7% |
93.766 |
2,4% |
-37,5% |
5º |
9º |
GMC SIERRA |
56.617 |
1,6% |
62.917 |
1,6% |
-10,0% |
13º |
10º |
CHEVROLET EQUINOX |
56.036 |
1,6% |
63.218 |
1,6% |
-11,4% |
12º |
11º |
TESLA MODELY |
55.000 |
1,6% |
33.629 |
0,8% |
63,5% |
28º |
12º |
TOYOTA TACOMA |
53.182 |
1,5% |
66.449 |
1,7% |
-20,0% |
9º |
13º |
MAZDA CX-5 |
50.653 |
1,5% |
40.750 |
1,0% |
24,3% |
25º |
14º |
TOYOTA COROLLA |
47.501 |
1,4% |
72.520 |
1,8% |
-34,5% |
8º |
15º |
JEEP WRANGLER |
45.551 |
1,3% |
49.646 |
1,3% |
-8,2% |
16º |
16º |
NISSAN ROGUE |
45.235 |
1,3% |
86.720 |
2,2% |
-47,8% |
6º |
17º |
FORD EXPLORER |
42.736 |
1,2% |
65.244 |
1,6% |
-34,5% |
10º |
18º |
HONDA HR-V |
42.168 |
1,2% |
26.175 |
0,7% |
61,1% |
38º |
19º |
HONDA ACCORD |
42.039 |
1,2% |
46.591 |
1,2% |
-9,8% |
18º |
20º |
TESLA MODEL3 |
40.200 |
1,2% |
23.110 |
0,6% |
74,0% |
46º |
21º |
FORD ESCAPE |
39.962 |
1,1% |
40.990 |
1,0% |
-2,5% |
20º |
22º |
HYUNDAI TUCSON |
39.655 |
1,1% |
33.147 |
0,8% |
19,6% |
29º |
23º |
HONDA CIVIC |
38.515 |
1,1% |
55.903 |
1,4% |
-31,1% |
14º |
24º |
NISSAN ALTIMA |
38.295 |
1,1% |
32.017 |
0,8% |
19,6% |
30º |
25º |
SUBARU CROSSTREK |
37.463 |
1,1% |
35.187 |
0,9% |
6,5% |
26º |
26º |
TOYOTA 4RUNNER |
34.907 |
1,0% |
37.263 |
0,9% |
-6,3% |
23º |
27º |
SUBARU OUTBACK |
32.972 |
0,9% |
41.503 |
1,0% |
-20,6% |
19º |
28º |
SUBARU FORESTER |
31.358 |
0,9% |
47.694 |
1,2% |
-34,3% |
17º |
29º |
FORD BRONCO SPORT |
29.089 |
0,8% |
23.356 |
0,6% |
24,5% |
45º |
30º |
NISSAN SENTRA |
27.131 |
0,8% |
37.238 |
0,9% |
-27,1% |
24º |
31º |
LEXUS RX |
26.795 |
0,8% |
27.941 |
0,7% |
-4,1% |
33º |
32º |
FORD EDGE |
26.412 |
0,8% |
22.150 |
0,6% |
19,2% |
- |
33º |
CHRYSLER PACIFICA |
26.366 |
0,8% |
34.342 |
0,9% |
-23,2% |
27º |
34º |
CHEVROLET MALIBU |
25.682 |
0,7% |
26.987 |
0,7% |
-4,8% |
36º |
35º |
HYUNDAI SANTA FE |
25.582 |
0,7% |
28.570 |
0,7% |
-10,5% |
32º |
36º |
GMC TERRAIN |
24.944 |
0,7% |
16.917 |
0,4% |
47,4% |
- |
37º |
JEEP COMPASS |
24.408 |
0,7% |
19.959 |
0,5% |
22,3% |
- |
38º |
HONDA PILOT |
23.989 |
0,7% |
31.451 |
0,8% |
-23,7% |
31º |
39º |
CHEVROLET TAHOE |
23.979 |
0,7% |
23.038 |
0,6% |
4,1% |
47º |
40º |
FORD BRONCO |
23.573 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
- |
41º |
KIA FORTE |
23.498 |
0,7% |
24.850 |
0,6% |
-5,4% |
41º |
42º |
CHEVROLET TRAVERSE |
23.464 |
0,7% |
38.037 |
1,0% |
-38,3% |
21º |
43º |
TOYOTA TUNDRA |
22.643 |
0,7% |
19.134 |
0,5% |
18,3% |
- |
44º |
NISSAN FRONTIER |
22.405 |
0,6% |
10.780 |
0,3% |
107,8% |
- |
45º |
KIA TELLURIDE |
22.076 |
0,6% |
21.854 |
0,6% |
1,0% |
- |
46º |
HYUNDAI ELANTRA |
22.072 |
0,6% |
26.093 |
0,7% |
-15,4% |
39º |
47º |
CHEVROLET COLORADO |
21.693 |
0,6% |
24.083 |
0,6% |
-9,9% |
44º |
48º |
GMC YUKON |
21.296 |
0,6% |
18.458 |
0,5% |
15,4% |
- |
49º |
HYUNDAI PALISADE |
21.025 |
0,6% |
21.207 |
0,5% |
-0,9% |
- |
50º |
NISSAN KICKS |
20.577 |
0,6% |
24.421 |
0,6% |
-15,7% |
42º |
Fontes: Good Car Bad Car / Carsalesbase / Best Selling CarsBlog / Marklines / Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
RAM 2500 ganha série limitada Rodeo Edition com espaço para 6 passageiros
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Ram 2500 fica mais potente para a linha 2023; confira as alterações
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ram 2500 2023 terá mudanças na lista de equipamentos; veja diferenças