O pesadelo da Covid está de volta à China. Várias províncias chinesas estão enfrentando a mais forte onda de infecção desde o início da pandemia, e milhões de cidadãos estão agora em lockdown devido à abordagem rigorosa das autoridades locais. Fábricas estão parando ou criando formas de manter os empregados isolados lá dentro para continuar trabalhando em segurança.

E, neste cenário tão grave, o principal evento automotivo da China pode ser adiado. Os organizadores do Salão de Pequim 2022 estaria estudando a possibilidade de fazer o evento daqui há alguns meses.

Lamborghini Urus SUV concept live in Beijing

Ainda não há um posicionamento oficial, mas fontes confiáveis como os sites Automotive News e a agência Reuters confirmaram que a decisão já teria ter sido tomada. A Auto China, organizadora do evento bienal, não fez nenhuma declaração oficial, mas parece provável que a exposição, originalmente programada para acontecer de 21 a 30 de abril no Centro Internacional de Exposições de Pequim, será adiada.

A exposição poderá ser realizada em junho próximo, se a situação pandêmica o permitir.

Como um lembrete, o evento também foi adiado em 2020, de abril para setembro. Aliás, naquele ano, o Salão de Pequim foi o único grande evento da indústria a ser realizado.

Mesmo com o mundo praticamente parado em 2020, o Salão de Pequim foi bem movimentado, com um total de 785 veículos apresentados, incluindo 82 estréias mundiais, 36 conceitos e 160 modelos com emissão zero. E é muito provável que estes números cresçam no evento deste ano, independentemente de quando ele for realizado.

De fato, a China é o principal mercado mundial para carros elétricos, com 50 dos modelos movidos a bateria mais vendidos em 2021 sendo emplacados lá.

Além de Xangai, o calendário automotivo de 2022 permanece inalterado por enquanto. Os próximos grandes eventos incluem o Salão de Detroit (14 a 25 de setembro) e o Salão de Paris (17 a 23 de outubro). No meio, poderia haver grandes anúncios no Concorso d'Eleganza Villa d'Este (20 a 22 de maio), no Goodwood Festival of Speed (23 a 26 de junho) e em Pebble Beach (21 de agosto). Aqui no Brasil, teremos o São Paulo Motor Experience, o sucessor do Salão do Automóvel, agora acontecendo no Autódromo de Interlagos e com foco no test-drive.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com