O maior mercado do continente europeu finalmente reagiu. Após seis meses consecutivos com números negativos, as vendas de veículos novos na Alemanha cresceram 8,5% em janeiro. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas 184.112 unidades no período.
Entre as montadoras, Volkswagen (36.593) e Mercedes-Benz (18.730) – que garantiu a 2ª posição pelo 4º mês seguido – tiveram números positivos, embora com as menores evoluções do top 10. Em alta próxima dos 30%, a Audi venceu a disputa contra a BMW por menos de 100 unidades (14.903 x 14.822) para completar o pódio. 14ª, a Dacia (3.991) mais do que dobrou os números de 2021.
POS. | MARCA | JAN.2022 | % MERCADO 2022 | JAN.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 36.593 | 19,9% | 34.189 | 20,1% | 7,0% |
2º | MERCEDES-BENZ | 18.730 | 10,2% | 17.912 | 10,6% | 4,6% |
3º | AUDI | 14.903 | 8,1% | 11.616 | 6,8% | 28,3% |
4º | BMW | 14.822 | 8,1% | 16.479 | 9,7% | -10,1% |
5º | SKODA | 12.218 | 6,6% | 11.382 | 6,7% | 7,3% |
6º | OPEL | 11.175 | 6,1% | 10.220 | 6,0% | 9,3% |
7º | SEAT | 9.135 | 5,0% | 8.044 | 4,7% | 13,6% |
8º | FORD | 7.904 | 4,3% | 10.208 | 6,0% | -22,6% |
9º | HYUNDAI | 6.529 | 3,5% | 4.194 | 2,5% | 55,7% |
10º | RENAULT | 5.587 | 3,0% | 8.207 | 4,8% | -31,9% |
11º | TOYOTA | 5.094 | 2,8% | 3.626 | 2,1% | 40,5% |
12º | KIA | 4.251 | 2,3% | 3.024 | 1,8% | 40,6% |
13º | FIAT | 4.111 | 2,2% | 3.773 | 2,2% | 9,0% |
14º | DACIA | 3.991 | 2,2% | 1.909 | 1,1% | 109,1% |
15º | PEUGEOT | 3.864 | 2,1% | 3.335 | 2,0% | 15,9% |
16º | MINI | 3.488 | 1,9% | 1.812 | 1,1% | 92,5% |
17º | VOLVO | 2.876 | 1,6% | 3.624 | 2,1% | -20,6% |
18º | PORSCHE | 2.563 | 1,4% | 1.933 | 1,1% | 32,6% |
19º | MAZDA | 2.540 | 1,4% | 1.398 | 0,8% | 81,7% |
20º | MITSUBISHI | 2.234 | 1,2% | 1.406 | 0,8% | 58,9% |
... | ... | ... | ... |
| ... | |
| TOTAL | 184.112 | 100,0% | 169.754 | 100,0% | 8,5% |
Ausente do topo da tabela desde setembro, o VW Golf (8.146) retomou a posição de honra com boa margem sobre o 2º colocado. O pódio, aliás, voltou a ser exclusivo da Volks pela 1ª vez desde outubro, com o Tiguan à frente do T-Roc por apenas 4 unidades (4.857 x 4.853) – há um ano, a diferença entre ambos era de quase 2 mil unidades.
Melhor do resto, o Opel Corsa (4.095) ficou pouco mais de 300 unidades à frente do Skoda Octavia (3.713). Na 6ª posição pelo 3º mês consecutivo, o Mercedes GLC (3.655) foi o modelo premium mais vendido. A marca de Stuttgart ainda emplacou o Mercedes Classe C (3.346) em 8º e à frente do rival BMW Série 3 (3.000) pela 3ª vez seguida – ambos, diga-se de passagem, como únicos do top 10 com números negativos.
Na sétima posição, o Mini (3.488) ficou perto de dobrar as vendas do ano passado. A surpresa do mês ficou por conta da presença da van VW Transporter (2.999) entre os líderes. Líder em dezembro, o VW Up (2.181) caiu dezesseis posições. Em alta de quase 130%, o Dacia Sandero (2.134) garantiu lugar no top 20 pelo 2º mês seguido. Em mês fraco, o Opel Astra (1.301) perdeu quase 60% de seus compradores e despencou para a 48ª posição.
POS. | MODELO | JAN.2022 | % MERCADO 2022 | JAN.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOLF | 8.146 | 4,4% | 6.404 | 3,8% | 27,2% |
2º | VW TIGUAN | 4.857 | 2,6% | 4.784 | 2,8% | 1,5% |
3º | VW T-ROC | 4.853 | 2,6% | 2.981 | 1,8% | 62,8% |
4º | OPEL CORSA | 4.095 | 2,2% | 3.345 | 2,0% | 22,4% |
5º | SKODA OCTAVIA | 3.713 | 2,0% | 3.314 | 2,0% | 12,0% |
6º | MERCEDES GLC | 3.655 | 2,0% | 2.977 | 1,8% | 22,8% |
7º | MINI | 3.488 | 1,9% | 1.812 | 1,1% | 92,5% |
8º | MERCEDES CLASSE C | 3.346 | 1,8% | 3.474 | 2,0% | -3,7% |
9º | BMW SÉRIE 3 | 3.000 | 1,6% | 3.145 | 1,9% | -4,6% |
10º | VW TRANSPORTER | 2.999 | 1,6% | 2.375 | 1,4% | 26,3% |
11º | AUDI A3 | 2.726 | 1,5% | 1.841 | 1,1% | 48,1% |
12º | VW PASSAT | 2.477 | 1,3% | 5.253 | 3,1% | -52,8% |
13º | OPEL MOKKA | 2.360 | 1,3% | 88 | 0,1% | 2581,8% |
14º | FIAT 500 | 2.341 | 1,3% | 1.374 | 0,8% | 70,4% |
15º | SEAT LEON | 2.341 | 1,3% | 2.341 | 1,4% | 0,0% |
16º | AUDI A4 | 2.312 | 1,3% | 2.251 | 1,3% | 2,7% |
17º | VW UP | 2.181 | 1,2% | 2.615 | 1,5% | -16,6% |
18º | DACIA SANDERO | 2.134 | 1,2% | 930 | 0,5% | 129,5% |
19º | SEAT ATECA | 1.991 | 1,1% | 1.658 | 1,0% | 20,1% |
20º | SEAT FORMENTOR | 1.939 | 1,1% | 1.191 | 0,7% | 62,8% |
21º | TOYOTA YARIS | 1.925 | 1,0% | 1.238 | 0,7% | 55,5% |
22º | BMW X1 | 1.913 | 1,0% | 1.944 | 1,1% | -1,6% |
23º | AUDI A6 | 1.902 | 1,0% | 2.039 | 1,2% | -6,7% |
24º | HYUNDAI KONA | 1.873 | 1,0% | 1.694 | 1,0% | 10,6% |
25º | FORD PUMA | 1.809 | 1,0% | 1.396 | 0,8% | 29,6% |
26º | VW T-CROSS | 1.778 | 1,0% | 1.586 | 0,9% | 12,1% |
27º | VW POLO | 1.765 | 1,0% | 1.606 | 0,9% | 9,9% |
28º | BMW SÉRIE 5 | 1.704 | 0,9% | 1.406 | 0,8% | 21,2% |
29º | SKODA FABIA | 1.669 | 0,9% | 1.013 | 0,6% | 64,8% |
30º | BMW X3 | 1.636 | 0,9% | 2.543 | 1,5% | -35,7% |
31º | MERCEDES CLASSE A | 1.616 | 0,9% | 2.062 | 1,2% | -21,6% |
32º | FIAT DUCATO | 1.566 | 0,9% | 1.665 | 1,0% | -5,9% |
33º | MERCEDES GLA | 1.562 | 0,8% | 835 | 0,5% | 87,1% |
34º | FORD FOCUS | 1.550 | 0,8% | 2.177 | 1,3% | -28,8% |
35º | SKODA KAROQ | 1.535 | 0,8% | 1.911 | 1,1% | -19,7% |
36º | AUDI Q3 | 1.526 | 0,8% | 950 | 0,6% | 60,6% |
37º | VW CADDY | 1.523 | 0,8% | 1.104 | 0,7% | 38,0% |
38º | MITSUBISHI MIRAGE | 1.476 | 0,8% | 692 | 0,4% | 113,3% |
39º | VW TOURAN | 1.456 | 0,8% | 1.325 | 0,8% | 9,9% |
40º | SKODA KAMIQ | 1.443 | 0,8% | 1.025 | 0,6% | 40,8% |
41º | MERCEDES GLE | 1.437 | 0,8% | 1.512 | 0,9% | -5,0% |
42º | OPEL CROSSLAND X | 1.413 | 0,8% | 1.514 | 0,9% | -6,7% |
43º | KIA CEED | 1.368 | 0,7% | 1.062 | 0,6% | 28,8% |
44º | BMW SÉRIE 1 | 1.361 | 0,7% | 2.002 | 1,2% | -32,0% |
45º | FORD TRANSIT | 1.360 | 0,7% | 1.321 | 0,8% | 3,0% |
46º | PEUGEOT 208 | 1.316 | 0,7% | 927 | 0,5% | 42,0% |
47º | FORD KUGA | 1.303 | 0,7% | 2.613 | 1,5% | -50,1% |
48º | OPEL ASTRA | 1.301 | 0,7% | 2.997 | 1,8% | -56,6% |
49º | MERCEDES CLASSE E | 1.263 | 0,7% | 2.058 | 1,2% | -38,6% |
50º | VOLVO XC40 | 1.250 | 0,7% | 1.119 | 0,7% | 11,7% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog