Com 7 lugares, Hyundai Grand Creta teria espaço no mercado brasileiro?
Variante criada na Índia começa a ser vendida na África do Sul com motores 2.0 a gasolina e 1.5 turbodiesel
SUVs compactos continuam a crescer em popularidade ao redor do mundo, então as fabricantes sempre procuram uma forma de aproveitar esta demanda. Uma forma é ter uma opção de 7 lugares, como a Hyundai fez com o Creta. Antes lançado na Ásia como Alcazar, o carro começa a ser vendido na África do Sul como Grand Creta. Há rumores de que poderia vir ao Brasil em algum momento, mas não há nada confirmado até agora.
O Hyundai Grand Creta, como diz o nome, é o Creta levemente mais esticado. Desenvolvido na Índia como um modelo global, teve a plataforma K2 alterada, aumentando o entre-eixos de 2,61 metros para 2,71 m, enquanto o comprimento total foi de 4,27 m para 4,50 m. Assim, a marca pôde colocar mais dois bancos atrás da segunda fileira. O porta-malas tem capacidade para 180 litros com a terceira fileira no lugar, mas pode chegar 1.670 litros com todos os bancos rebatidos.
Galeria: Hyundai Grand Creta
No mercado sul-africano, o Grand Creta terá o 2.0 aspirado de quatro cilindros, com 159 cv e 19,5 kgfm de torque. A outra opção será o 1.5 turbodiesel, que entrega 115 cv e 25,5 kgfm. As versões mais baratas terão uma transmissão manual de 6 marchas, enquanto as mais caras adotam um câmbio automático de 6 posições com conversor de torque.
Terá uma linha bem reduzida, com apenas duas configurações: Executive e Elite, cada uma podendo receber tanto o motor a gasolina quanto diesel. A Hyundai diz que a versão Exclusive já vem com carregador sem fio para smartphones, central multimídia com tela de 8 polegadas, câmera de ré e conectividade via Android Auto e Apple CarPlay. Do lado de fora estão os faróis de LED e as rodas de liga leve de 17 polegadas.
Na versão Elite, o Grand Creta ganha rodas de 18 polegadas, partida por botão, teto-solar panorâmico, sensores de estacionamento, bandejas para a segunda fileira de assentos e mais. Ainda recebe um painel de instrumentos com uma tela de 10,2 polegadas no centro e banco do motorista com ajuste elétrico.
O SUV tem uma suspensão McPherson na frente e eixo de torção no eixo traseiro nas duas configurações. A versão topo de linha recebe um seletor de modo de condução com cinco opções: Neve, Lama, Areia, Eco, Sport e Normal.
É o segundo mercado global onde o Hyundai Grand Creta começa a ser vendido, junto com o México, mostrando que realmente não ficará restrito à Ásia. Até o momento, não há nenhuma indicação de que será vendido no Brasil, embora muitos rumores já tenham falado sobre sua disponibilidade por aqui. Enquanto isso não acontece, a Hyundai prepara duas novidades para o Brasil: a reestilização do HB20 e a versão esportivada N-Line para o Creta.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança