Versão de pegada familiar tem refinamento extra e 150 mm a mais na distância entre-eixos

Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Hyundai finalmente oficializa na Índia a estreia do SUV Alcazar 2022. Considerado a versão de 7 lugares da nova geração do Creta, o modelo chega ao mercado local com proposta familiar e refinamento extra na comparação com o irmão. Adota ainda sutis mudanças no visual, tanto no conjunto frontal quanto na traseira.

Na comparação com o Creta, o Alcazar tem teto ligeiramente mais alto e plano, acompanhando o comprimento extra da carroceria. A distância entre-eixos foi ampliada em 150 milímetros, totalizando agora 2,76 metros. Para efeito de comparação, o Creta convencional mede 4,27 metros de comprimento e conta com 2,61 metros de entre-eixos.

Galeria: Hyundai Alcazar 2021

No design da dianteira, há novidades na malha da grade, no formato dos LEDs dos faróis e na parte inferior do para-choque. Outra alteração importante foi aplicada na traseira, agora com lanternas maiores, com arranjo interno de luzes exclusivo e formando mais retangular. Também são novidade o formato da tampa do porta-malas, o para-choque e as rodas (18 polegadas, contra 17 do Creta).

Por dentro, o desenho do painel é basicamente o mesmo, assim como os recursos de tecnologia e conectividade. A diferença fica por conta do capricho extra dado ao acabamento, incluindo revestimentos de melhor qualidade e materiais com diferentes texturas. Dependendo da versão, o Alcazar pode acomodar 6 pessoas no esquema 2+2+2 (incluindo segundo console central com carregador wireless para smartphones) ou até 7 passageiros na proporção 2+3+2.

Hyundai Alcazar

A lista de equipamentos inclui sistema multimídia de 10,25” com Apple CarPlay e Android Auto, teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital, câmera 360°, sistema de som Bose Premium com 8 alto-falantes, ar-condicionado automático, iluminação ambiente com até 64 cores, banco do motorista com ajustes elétricos, modos de condução Eco, Comfort e Sport, bem como controle de tração com modos Sand, Mud e Snow.

Sob o capô, são oferecidas na Índias duas opções de motorização: 1.5 turbodiesel com potência de 115 cv e 2.0 aspirado a gasolina de 159 cv (0 a 100 km/h em 10 segundos). O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas. A tração é sempre dianteira. Nas versões a gasolina a Hyundai promete consumo na casa dos 14,5 km/h, enquanto nos modelos diesel as médias são de até 20,4 km/l.

Novo Creta no Brasil

No Brasil, a estreia da nova geração do Creta (5 lugares) é aguardada para a segunda metade de 2021 - não por acaso, protótipos já rodam em testes por aqui. O lançamento terá papel estratégico dentro dos planos da Hyundai, principalmente levando em conta o acirramento da concorrência. O modelo nacional terá sutis diferenças visuais em relação à versão asiática, adotado o design recentemente apresentado na Rússia.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com