Jeep revela motor 6 cilindros biturbo de 3,0 litros com mais de 500 cv

Uma configuração com dois turbos torna esse motor 6 cilindros em linha quase tão potente quanto um V8

Motor bimotor Jeep Hurricane Motor bimotor Jeep Hurricane

Pouco tempo depois do configurador online da Jeep ter vazado os primeiros detalhes sobre o novo motor seis cilindros em linha da marca, o motor Hurricane biturbo fez sua estreia oficial. Projetado para ser tão potente quanto motores V8 de maior litragem, o novo motor de 3,0 litros e seis cilindros é até 15% mais eficiente do que um motor de oito cilindros e a Jeep irá disponibilzá-lo em dois estágios de potência, dependendo da aplicação.

Vamos direto aos números. Na forma padrão, o novo motor 3.0 biturbo fornece "mais do que" 400 cavalos e 62,2 kgfm de torque. Nessa configuração Standard Output, o novo motor é otimizado para a melhor economia de combustível e utiliza sistema de circulação de gases de escape arrefecido. A variante High Output, por sua vez, entrega potência com "mais" de 500 cv e generosos 79,54 kgfm de torque, isso com a promessa de proporcionar economia "significativa" de combustível durante o reboque de cargas pesadas, por exemplo.

Grand Wagoneer deve ser um dos primeiros modelos a receber o motor Hurricane

A base para o novo motor 3.0 biturbo com seis cilindros em linha é um bloco de alumínio fundido, enquanto o carter de óleo é feito com liga de alumínio e estrutural. A Jeep instalou dois turbos de baixa inércia e alto fluxo, com cada um alimentando três cilindros. O combustível é enviado por um sistema de injeção direta de combustível de alta pressão mais simples para a versão Standard Output e duas bombas para a mais potente. As duas configurações do motor Hurricane têm de série o sistema start-stop , que visa também reduzir as emissões de poluentes no uso urbano.

O Dodge Challengertambém poderá ganhar o novo propulsor 6 em linha

Como resultado dessa parafernália mecânica, a Jeep diz que o novo motor 3.0 biturbo "seis em linha" entrega uma curva de torque plana com o motor mantendo pelo menos 90% do seu pico de torque a partir de 2.350 rpm até sua faixa vermelha. A arquitetura do propulsor seis em linha também permite a adequação futura de um motor elétrico, o que significa que um motor híbrido Hurricane poderia render ainda mais potência e menor índices de emissões.

A Jeep explica ainda que os números exatos de potência e torque vão variar dependendo da aplicação em cada carro, sendo que os primeiros veículos equipados com o novo Hurricane deverão chegar às concessionárias no final deste ano. O enorme SUV Grand Wagoneer estará entre os primeiros modelos a receber o inédito propulsor, fora que também existem rumores que a próxima geração do Dodge Challenger e Charger também recebam o motor 6 cilindros em linha como uma alternativa mais eficiente e ecológica ao motor V8 naturalmente aspirado oferecido de hoje. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com