Alfa Romeo prepara SUV grande para brigar com BMW X5 e X6
Novo modelo ficará posicionado acima do Stelvio e terá foco comercial voltado para América do Norte e China
Atualmente composta pelos modelos Tonale e Stelvio, a gama de SUVs da Alfa Romeo deverá aumentar nos próximos anos. Prova disso vem do próprio CEO da marca, Jean-Philippe Imparato, que confirmou em entrevista recente o desenvolvimento de um inédito utilitário topo de gama. O modelo ainda misterioso chegará ao mercado para representar a empresa em segmento bastante concorrido e brigará diretamente com modelos da BMW.
"Como representante premium global da Stellantis e levando em conta a reputação da nossa marca, quero trazer um SUV de alta qualidade para o mercado", disse Imparato para a revista Autoweek. "Estamos apontando nossa mira para modelos como BMW X5 e X6", completou o executivo, deixando claro que terá a rival bávara como referência na disputa por clientes.
Galeria: Alfa Romeo Tonale 2023
O projeto é de grande importância para a Alfa e está recebendo atenção especial internamente. Não por acaso, o próprio CEO demonstra empolgação: "vamos ficar onde estamos ou vamos para o segmento mais lucrativo do mundo?". Imparato sabe que SUVs de topo rendem margens de lucro altíssimas para as marcas que exploram a categoria. Os preços são altos, mas há clientela sedenta por modelos do tipo em mercados como América do Norte e China, além da própria Europa.
O lançamento, porém, ainda deve demorar para acontecer: "estamos começando a moldá-lo", explica o executivo. Ao que tudo indica, a estreia acontecerá apenas em 2027, ano em que a Alfa Romeo passará a comercializar apenas veículos elétricos.
Dessa forma, o novo SUV já nascerá 100% EV e dedicado, ou seja, seguindo desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo do tipo. A plataforma a ser usada será a base STLA Large do grupo Stellantis, para a qual se fala em autonomia de até 800 km.
Antes do SUV grande, vale ressaltar, a Alfa lançará um crossover bem menor (abaixo até mesmo do Tonale). Será baseado na plataforma CMP (originalmente desenvolvida pela PSA) e terá tanto versões equipadas com motores tradicionais (gasolina e diesel) quanto variantes eletrificadas (totalmente EV e híbridas). Será apresentado em 2023 e poderá se chamar Brenner, como adiantam especulações.
Com portfólio ampliado e atuação em novos segmentos, a Alfa Romeo espera voltar aos tempos áureos que já viveu. Em 2001, por exemplo, a marca emplacou na Europa 205.431 carros. Cerca de 20 anos depois, em 2021, vendeu apenas 29.964 exemplares. Enquanto isso, a arquirrival BMW entregou 669.534 carros.
Fonte: Autoweek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Alfa Romeo vai mal nos EUA e lojas vendem menos de 7 carros por mês
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Histórica marca da Stellantis reorganiza linha após vendas ruins
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025