Enquanto boa parte da indústria automotiva atual segue colocando centrais multimídia com telas cada vez maiores em seus carros, a Alfa Romeo quer seguir outro caminho. Isso porque o atual CEO da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, disse que os carros serão sempre voltados ao motorista, não para o sistema de entretenimento, que se tornou até critério de escolha na hora de comprar carro há alguns anos no mercado.

O executivo revelou os próximos passos da famosa marca italiana em entrevista ao site Caradisiac. De acordo com Imparato, os veículos da Alfa Romeo sempre serão pensados do zero e centrados no motorista, ou seja, terão que transmitir emoções e manter o tal do “cuore sportivo” (coração esportivo, traduzido do italiano) da marca, reconhecida pela aura esportiva desde que o primeiro carro foi fabricado lá em 1910. 

“Para a Alfa Romeo, eu tenho um posicionamento muito particular. Tudo centrado no piloto, no motorista, com o mínimo de telas possíveis no carro… Não vendo um iPad com um carro em volta, eu vendo um Alfa Romeo”, disse na entrevista ao destacar que o carro deve ser focado integralmente no motorista, não nas centrais multimídias que estão presentes na maioria dos carros produzidos atualmente.

Porém o desafio mesmo é como a marca vai fazer para manter a tal esportividade e emoção em seus carros, que serão todos elétricos a partir de 2027. Esse é um caminho desafiador, pois o ronco do motor é parte fundamental da experiência sensorial em um modelo esportivo, mas até lá, a marca certamente vai revelar mais detalhes. O executivo acredita que uma direção envolvente é crucial para o sucesso da fabricante, mesmo com seus passos iniciais na eletrificação.

O que chama a atenção mesmo é que o sistema multimídia é parte integrante da cabine de um carro hoje, fora que também é um dos critérios de escolha que tem peso para o consumidor, principalmente para quem usa bastante o smartphone.

Alfa Romeo Giulia Gta - interior

Vale dizer que é um caminho oposto ao restante da indústria automotiva, que vêm ampliando o tamanho de telas nos automóveis e aumentando até quantidade de telas (recurso às vezes de gosto duvidoso, é verdade) no interior, à exemplo da atual geração do Mercedes-Benz Classe S. Outra tendência também é a disposição vertical em vez de horizontal dos displays digitais, iniciada pela Tesla há alguns anos, mas que hoje pode ser vista em modelos como a Fiat Toro.

Agora resta aguardar para ver como ficará o design do interior dos modelos Alfa Romeo com esse novo posicionamento da marca. O próximo modelo que será lançado será o Tonale, primeiro veículo híbrido plug-in da marca e o último a ser produzido sobre a plataforma Giorgio da FCA, desenvolvida em 2015 sob a liderança de Sergio Marchionne.

Atualmente, a Alfa Romeo comercializa apenas dois modelos, ambos baseados na plataforma Giorgio: Giulia e Stelvio. Essa plataforma já tem 6 anos e não foi desenvolvida com foco na eletrificação, com isso, deverá ser substituída nos próximos anos por uma das novas arquiteturas STLA da Stellantis.

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