No final do ano passado, o Motor1.com havia adiantado que a produção do Caoa Chery Arrizo 5 seria encerrada em breve na fábrica da empresa na cidade de Jacareí, no interior paulista. O modelo, rival de sedãs como o Volkswagen Virtus e o Nissan Versa, nunca teve números grandes de comercialização.
A Caoa Chery havia então confirmado que o foco da empresa e da linha de montagem paulista seria na comercialização de modelos como o Arrizo 6 Pro, além do elétrico Arrizo 5e, que permanece em linha. No entanto, o Arrizo 5 a combustão permaneceu disponível no site da marca até que os estoques terminassem.
E isso ocorreu nesta semana, com o Caoa Chery Arrizo 5 desaparecendo do catálogo da empresa no site nacional da marca. Com isso, o sedã apresentado no final de 2018 encerrou seu ciclo no mercado nacional após menos de 4 anos de seu lançamento por aqui em um segmento que está cada vez mais sob a pressão dos SUVs compactos.
O carro nunca alcançou o sucesso que a marca esperava. Em 2019, primeiro ano de vendas do Arrizo 5 no Brasil, emplacou 2.404 unidades, menos até do que o Chevrolet Cobalt, que já ensaiava o fim da produção (que aconteceu em fevereiro no ano seguinte). Em 2020, menos com a retração do mercado por causa da pandemia, manteve o desempenho baixo, somando 1.110 unidades, novamente sendo o menos vendido do segmento.
O desempenho em 2021 mostrou que a Caoa Chery já havia tirado o pé. O melhor mês foi em janeiro, quando emplacou 116 veículos, caindo quase que 50% em fevereiro, para 68 unidades. Em maio já emplacava menos de 50 undiades mensais, caindo para 17 veículos em julho. Seu último ano acabou com 438 unidades emplacadas.
Até o final do ano passado, o Caoa Chery Arrizo constava no site da empresa apenas configuração RXS, sendo comercializada então por R$ 90.490. Com seu fim, o sedã mais em conta da marca passa a ser o Arrizo 6 GSX, que está partindo de R$ 128.490.
O Arrizo 5 RXS trazia sob o capô o motor 1.5 turbo flex com potência de 147 cv com gasolina e 150 cv quando abastecido com etanol. O torque era de 19,4 kgfm a 5.500 rpm seja qual fosse o combustível. Desde 2020, contava sempre com transmissão automática CVT com 9 marchas simuladas. De série, o sedã contava com assistente de partida em rampa, faróis com ajuste elétrico, rodas aro 16”, ar-condicionado digital, câmera de ré, rodas de liga-leve de 17 polegadas, bancos de couro e teto solar elétrico.
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