O Porsche Club of America (PCA) é um dos maiores e mais antigos clubes da marca. Fundada em 1955, conta atualmente com mais de 145.000 membros e está representada em 147 regiões nos EUA e Canadá. Os conhecedores sabem, é aqui que se encontram os maiores influenciadores e fãs absolutos da Porsche e e própria montadora está ciente disso e criou uma peça única em homenagem ao PCA.
Em dois anos e meio, o Porsche 911 Classic Club Coupe foi criado a partir de um 911 Carrera 1998 (geração 996). As características especiais incluem a pintura em Sportgraumetallic, as famosas rodas Fuchs e o spoiler traseiro fixo no estilo "ducktail" do 911 Carrera RS 2.7 (1972).
Tecnicamente e até certo ponto visualmente, o veículo também foi convertido para um GT3 de segunda geração e agora tira 280 kW (381 cv) do motor 3.6 aspirado. A suspensão e os freios também foram retirados do GT3.
A idéia deste carro único surgiu em uma reunião de representantes do Porsche Club of America com Alexander Fabig, agora Chefe de Individualização e Clássicos da Porsche, e o designer Grant Larson da Style Porsche. Para fins de sigilo, o veículo foi chamado internamente de "Projeto Cinza".
O apelido lembra o "Projeto Gold", o 911 Turbo (993) com motor refrigerado a ar que a Porsche Classic construiu em 2018 a partir de peças originais. Entretanto, a principal fonte de inspiração para o 911 Classic Club Coupe foi o 911 Sport Classic (997) apresentado em 2009. Pintada em cinza Sportclassic com teto de duas cúpulas, ducktail e detalhes internos exclusivos, esta pequena série alcançou rapidamente o status de colecionável e tem sido há muito tempo um item de colecionador procurado.
"Injustamente, o 996 é um pouco ofuscado pelos outros modelos da série 911. É por isso que tivemos o prazer de escolhê-lo como base para demonstrar o que é possível dentro da estrutura da Porsche Classic e da gama recentemente expandida de pedidos especiais da Porsche AG", diz Alexander Fabig.
"Em 2009, o 911 Sport Classic, limitado a 250 unidades, já havia gerado interesse mundial. Entretanto, este modelo especial não foi vendido nos EUA. Com a atual situação única, conseguimos agora realizar um conceito de veículo comparavelmente excitante também nos EUA".
E assim o Porsche 911 Classic Club Coupe é pintado em "Sport Grey Metallic", inspirado no Sport Classic Grey do 911 Sport Classic (997). Um visual esportivo é proporcionado por listras duplas que atravessam o capô, o teto e o spoiler traseiro. Eles são pintados elaboradamente em cinza claro, enquanto que no 997 foram executados como decoração de alumínio e eram mais escuros que a cor do carro. Duas linhas finas em azul também delimitam as listras para o exterior.
A decoração lateral em forma de bastão de hóquei é pintada em cinza claro e ostenta o lettering "Classic Club Coupe", bem como uma linha azul. O teto de duas cúpulas também é um detalhe com uma referência de automobilismo: pilotos de corridas altos costumavam ajustar a altura do carro de acordo com a altura do teto para ter altura suficiente quando se usava capacete - a construção moderna do teto impede isso.
O spoiler traseiro fixo feito de plástico reforçado com fibra de vidro assume a forma da lendária cauda de pato do 911 RS 2.7 de 1972. A terceira luz de freio está integrada. A designação do modelo "Classic Club Coupe" está localizada centralmente entre as luzes traseiras. As rodas são forjadas de 18". A forma do trevo as identifica imediatamente como lendárias Fuchs. Os raios são pintados de preto (alto brilho).
Exclusivo: a borda leva letras Porsche e uma linha fina em azul. As tampas dos cubos são adornadas com um Porsche Crest colorido. As pinças de freio são pintadas de preto e também terminadas com letras Porsche azul-class. O espelho é pintado de preto (alto brilho). Placas identificando o veículo como uma "Série Clássica" estão embutidas em ambas as asas.
O couro preto combinado com a ardósia cinza, Alcântara parcialmente perfurada no forro do teto e nas colunas domina o interior. Uma placa "911 Classic Club Coupe No. 001/001" no painel de instrumentos deixa claro que se trata de uma peça única absoluta.
As partes centrais dos bancos esportivos, como os painéis das portas, levam um padrão Pepita de couro preto e cinza ardósia. A Porsche usou pela primeira vez o tecido no 911 Sport Classic (997). O que é novo aqui é que o visual pepita foi implementado em um tecido chamado twill weave, ou seja, na diagonal. A costura decorativa azul do clube suaviza o aspecto clássico dos assentos. Os encostos de cabeça são bordados com "911 Classic Club Coupe" nesta cor contrastante. O volante com três raios instalado no 996 é atualizado da mesma forma: O fio azul-club e o couro são usados para a costura decorativa na borda e na marca das 12 horas.
Os instrumentos redondos são individualizados da mesma forma que o 911 Sport Classic. O conta-giros, por exemplo, tem duas faixas cinzas com linhas laterais em azul clube e a inscrição "911 Classic Club Coupe". O sistema infotainment Porsche Classic Communication Management Plus (Sirius XM-ready) com Apple CarPlay e Android Auto também está a bordo. Como um pedido especial, a tela inicial na tela de sete polegadas foi alterada: ela mostra a designação do veículo.
Os acessórios selecionados da linha de produtos Porsche Classic foram modificados em termos de seleção de material ou construção. Como peças únicas, elas sublinham o status especial do "Projeto Grey". Estes incluem a capa do carro feita sob medida, a chave do veículo pintada na cor do carro com um estojo de couro e a bolsa de ferramentas feita de couro tecido em um padrão pepita. Uma bolsa de viagem também está incluída.
O veículo base é um 911 Carrera preto, construído em 1998. Abandonado e em mau estado, estava estacionado em um revendedor em Columbia (estado americano da Virgínia), onde o Diretor Geral do PCA, Vu Nguyen, o encontrou. O início de sua segunda vida começa com um vôo através do Atlântico: o 996 é transportado para seu país de origem e chega na oficina da Porsche Classic perto da fábrica principal em Stuttgart-Zuffenhausen.
Como em uma restauração completa, os especialistas desmontaram completamente o veículo. Inspirada no GT3, a carroceria é reconstruída e reforçada usando peças novas e originais, bem como componentes recém desenvolvidos. Para o chassi, incluindo freios, bem como para o trem de força, ou seja, motor e caixa de câmbio manual, os especialistas optaram por componentes de segunda geração que também estavam disponíveis nos EUA.
Como representante do valioso veículo único, um veículo de teste completa extensos testes em locais de teste como Weissach/Alemanha, Nardo/Itália e Idiada/Espanha. Estes incluem as corridas de resistência em velocidade máxima. No entanto, isto será redimensionado para que o 911 Classic Club Coupe continue a ser um verdadeiro coupé único.
As modificações técnicas no 911 Classic Club Coupe são avaliadas por uma equipe de especialistas da Porsche Individualisation e Classic, da Porsche Cars North America e do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach. A aerodinâmica do veículo está sintonizada no túnel de vento. O veículo completo é aprovado no teste de estrada pelo Centro de Desenvolvimento Porsche em Weissach.
Em 1997, com a quinta geração do 911, o modelo 996, a Porsche converteu os motores de refrigeração a ar para água, a fim de estar preparada para regulamentos de emissões cada vez mais rigorosos. O motor 3.6 aspirado naturalmente do 911 GT3 é inicialmente 360, depois 382 cv no 996.
A forma incomum dos faróis dianteiros ("ovos fritos") é tanto característica quanto polarizante. Entre 1997 e 2006, a Porsche produziu um total de 175.262 veículos tipo 996. A Porsche Classic assume o cuidado dos veículos dez anos após seu fim de produção. É por isso que os especialistas já estão atualmente cuidando do modelo 996.
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