Em coletiva de imprensa realizada recentemente para anunciar planos e resultados, a Porsche divulgou projeções importantes sobre números de vendas e lançamentos. O CEO da empresa, Oliver Blume, reforçou a estratégia de eletrificação e conformou a chegada de novidades como 911 Hybrid e a transformação do 718 Boxster/Cayman em um esportivo 100% elétrico na próxima geração (programa para 2025).

Os lançamentos - junto com outros modelos importantes já em desenvolvimento - ajudarão a marca a alcançar ambiciosas metas comerciais. Até 2025, por exemplo, o objetivo é concentrar 50% das vendas em veículos híbridos ou totalmente elétricos. Avançando um pouco mais, para 2030, a expectativa é que os modelos 100% elétricos representem mais de 80% das vendas totais da empresa.

Galeria: Novo Porsche Macan EV - Flagra

Peça fundamental desse objetivo será a próxima geração do Macan, que será um veículo elétrico dedicado. Tomará como base a plataforma PPE co-desenvolvida com a Audi e já nascerá inteiramente pensado para eletrificação, ou seja, seguindo desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo EV. O projeto segue em fase avançada de desenvolvimento e contempla cerca de 3 milhões de km rodados em testes.

O SUV chegará ao mercado em 2023 e aproveitará soluções já presentes em outro elétrico da marca, o Taycan. Entre elas, destaque para a arquitetura de 800 volts que permitirá suporte para carregamento rápido de até 350 kW. Ao que tudo indica, será oferecido com tração traseira ou integral e estrutura para acomodar até dois motores elétricos.

O Macan atual, equipado com motores a combustão, não sairá de linha imediatamente e seguirá em produção. Dessa forma, deverá conviver com a nova geração elétrica em muitos mercados pelo menos até 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com