Em reunião realizada recentemente com revendedores da América do Norte e da América do Sul, a Volvo divulgou detalhes importantes sobre os próximos passos da empresa quanto ao desenvolvimento de veículos elétricos. Segundo informado, o objetivo é acelerar a estratégia de eletrificação para tornar a marca totalmente elétrica até o final da década. A curto prazo, o plano inclui o lançamento de nada menos que cinco novos modelos de emissões zero.

Dentro desse pacote, pelo menos dois veículos serão SUVs. O primeiro será de grande porte e chegará ao mercado em 2023 para ocupar o lugar do XC90 no topo do portfólio da marca. Vem sendo aguardado pelos fãs da marca com bastante expectativa e trará inovações importantes, a começar pelo nome. Na prática, será o primeiro a abandonar o tradicional esquema de códigos alfanuméricos para adotar a estratégia de nomes próprios.

Galeria: Volvo XC90 2022

Nesse contexto, tudo indica que deverá se chamar Embla, nome que faz referência à primeira mulher da mitologia nórdica. Além disso, será o primeiro elétrico dedicado da Volvo. Ou seja, já nascerá pensado para eletrificação total e não será equipado em nenhuma versão com motores à combustão. “Ele nascerá elétrico, então não haverá nenhuma das limitações que surgem quando você transforma um carro a combustão em um EV”, disse a marca em ocasião recente.

Os demais lançamentos prometidos também serão todos EVs dedicados. O outro SUV em questão terá porte compacto e será posicionado abaixo do XC40. Há planos ainda para um sedã e dois modelos descritos como de desenho esportivo inspirado em peruas classificados como "activity vehicles". Além disso, dois novos híbridos plug-in serão lançados, basicamente as versões reestilizadas dos PHEVs S90 e XC90.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com