A Triumph divulgou uma série de teasers antecipando a nova geração da Tiger 1200 ao longo no passado. Finalmente, em dezembro de 2021, a moto foi revelada e logo foi confirmada também para o mercado brasileiro. Enquanto tínhamos já uma ideia de suas especificações, sabíamos pouco a respeito de seu preço e comercialização por aqui.
Agora, a empresa informou que a moto já está em fase de pré-venda no Brasil e que os interessados podem acessar o site dedicado da Triumph Tiger 1200 para se cadastrar e receber atualizações a respeito da moto. A empresa confirmou 3 configurações para o nosso mercado neste primeiro momento: GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer.
Os preços, porém, permanecem sendo uma incógnita. A marca ainda não tem os valores fechados. Porém, o Motor1.com obteve informações com a rede de concessionárias da Triumph com exclusividade. Os lojistas confirmaram que, neste momento, está sendo realizado apenas o pré-cadastro de interessados na nova Tiger 1200 para a definição do primeiro lote de motos que será trazido para cá.
Ainda não está sendo cobrado nenhum tipo de sinal por enquanto exatamente porque os preços ainda não foram definidos. Os concessionários afirmaram também que as primeiras unidades da nova Tiger 1200 devem chegar às lojas em algum momento do mês de maio e que os valores serão fechados apenas em abril.
A família Tiger 1200 2022 agora é movida pelo mesmo motor de três cilindros em linha 1.160 cm³ encontrado na nova Speed Triple. Na aventureira da Triumph, ele entrega 150 cv de potência a 9.000 rpm, e 13,25 kgfm de torque a 7.000 rpm. Outra novidade é o virabrequim tipo "crossplane", que a marca diz possibilitar melhores respostas em baixas rotações. Além disso, a empresa afirma que a moto está 25 kg mais leve.
Parte da economia de peso veio da adoção de tanques de combustível de alumínio em toda a linha. Os modelos Tiger 1200 GT, GT Pro e Rally Pro têm um tanque de 20 litros, enquanto as Tiger 1200 GT Explorer e Rally Explorer recebem um tanque de combustível de 30 litros. Também há diferenças de ciclística. O ângulo de trail é de 24,1º nas GT e de 23,7º nas Rally. O trail, respectivamente, é de 120 mm e 112 mm.
A suspensão semi-ativa Showa vem de fábrica em toda as versões, com as variantes GT tendo 200 mm de curso e as variantes Rally já com 220 mm. Os freios dianteiros são um par de discos flutuantes de 320 mm da Brembo, mesma fornecedora do traseiro que tem disco único de de 282 mm. ABS é de série nas duas rodas.
A Triumph Tiger 1200 2022 recebe nas versões GT, GT Pro e GT Explorer um conjunto de rodas de liga leve com 19 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira. Ambos usam pneus Metzeler Tourance. Já as Rally Pro e Rally Explorer trazem rodas raiadas de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas na traseira. Ambas usam pneus Metzeler Karoo Street sem câmara.
A Triumph já equipou a Tiger 1200 2022 com monitor de ponto cego, que está disponível nas versões GT Explorer e Rally Explorer. Este pacote inclui tanto o monitor quanto a assistência para mudança de faixa com uso de radares. Controle de tração atuante em curvas, modos de condução, farol de LED e um painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas e conectividade Bluetooth vêm de fábrica em todas as configurações da aventureira.
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