A primeira edição do Motor1.com Social Car of the Year 2022 finalmente chegou ao fim. Não foram os jornalistas que fizeram a decisão como nas premiações convencionais, mas sim vocês, nossos leitores, através das redes sociais, escolhendo qual foi o lançamento do ano no Brasil. Foram 16 carros competindo, previamente selecionados pela redação, e o resultado final foi que o Porsche 911 GT3 foi o vencedor do Social Car of the Year para a edição brasileira – e não foi só para os brasileiros.

Os 16 carros que participaram do Motor1.com Social Car of the Year 2022 estavam em praticamente todas as categorias e preços. Tivemos desde modelos abaixo de R$ 100 mil como Fiat Pulse, até esportivos acima de R$ 1 milhão, o caso do 911 GT3. Carros elétricos como Volvo XC40 Recharge e Mini Cooper SE, a veículos com motores a gasolina e diesel como os Jeep Commander e Compass.

As disputas aconteceram individualmente, uma por dia, todos os dias às 17h pelas redes sociais. Suas posições na tabela foram sorteadas, ao invés de agrupadas por valor ou segmento. E, o mais importante, são carros que já estavam nas lojas ao longo de 2021, deixando de fora os que foram anunciados, mas que ainda não iniciaram a carreira nas concessionárias.

Desde o começo, o Porsche 911 GT3 estava mostrando seu favoritismo, superando o BMW M3 Competition com folga. A versão baseada no GT4 de corrida mostrou que a emoção fala mais alto do que a razão. Sua vitória não foi baseada em segmento ou mesmo posição no mercado, mas simplesmente por ser um carro inspirado nas pistas e que chegou às ruas, o tipo de carro que desperta a paixão por automóveis e que vira o carro dos sonhos.

Não é para menos. O 911 GT3 é, indiscutivelmente, o carro que todos da redação de Motor1.com gostaram de dirigir em 2021, principalmente porquê o levamos para a pista do Haras Tuiuti, onde era possível abusar um pouco do Porsche. Seu motor 4.0 boxer de seis cilindros não desaponta, entregando 510 cv e 47,9 kgfm de torque. Essa potência chega ao pico em 8.400 rpm, então buscar esta faixa de rotação gera um ronco delicioso de se ouvir. Estamos falando de um carro que acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e tem tanta força que briga com os pneus para conseguir aderência o suficiente.

Por outro lado, o outro finalista também merece destaque. O Jeep Commander chegou com a missão de ser o SUV médio de 7 lugares líder do segmento e já iniciou 2022 cumprindo este objetivo. Manteve os bons atributos do Compass, com quem compartilha motores, componentes e boa parte da plataforma, mas com alguns detalhes que atrairão quem tinha o Compass e estava de olho em um carro mais refinado dentro da marca, porém sem pular para o Grand Cherokee disponível no momento (que ainda é a geração anterior).

O Motor1.com Social Car of the Year aconteceu para muitas outras edições do site ao redor do mundo: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália e Turquia também tiveram suas edições e você pode conferir os vencedores na tabela abaixo. Uma curiosidade é que apenas o Peugeot 308, que venceu a disputa na Turquia, foi um carro mais “normal”, enquanto todas as outras viram modelos de luxo ou esportivos na liderança. E, para mostrar que a vitória do Porsche 911 GT3 não foi à toa, o esportivo alemão também foi o favorito nos Estados Unidos e Alemanha.

Considerando todas as edições, o Social Car of the Year teve mais de 350 mil interações nas redes sociais de todos os canais de Motor1.com. Contando todas as plataformas sociais, digitais e de site que falaram do evento e compartilharam o conteúdo, o alcance dos usuários é equivalente a 1,2 bilhão mundialmente.

Edição Vencedor
Motor1.com Alemanha Porsche 911 GT3
Motor1.com Arábia Saudita Range Rover 403 EAS
Motor1.com Argentina Ford F-150 Raptor
Motor1.com Brasil Porsche 911 GT3
Motor1.com Espanha Cupra Formentor VZ5
Motor1.com Estados Unidos Porsche 911 GT3
Motor1.com França Bugatti Chiron SuperSport
Motor1.com Indonésia BMW M4 Competition
Motor1.com Itália Ferrari 296 GTB
Motor1.com Turquia Peugeot 308
Envie seu flagra! flagra@motor1.com