Todas as sanções financeiras e comerciais contra a Rússia estão forçando o país a enfrentar uma nova realidade, com muitas fábricas operando de forma reduzida ou pararam completamente. Após a invasão na Ucrânia, dezenas de empresas ao redor do mundo abandonaram suas operações no país e o setor automotivo foi muito afetado. Praticamente todas as marcas europeias congelaram seus negócios na Rússia e parece que nem a Lada escapou das dificuldades.

Uma reportagem do The Wall Street Journal afirma que a marca a AvtoVAZ parou toda a produção de sua fábrica em Togliatti, por conta da falta diversos componentes. A Renault tem 67,61% de participação na AvtoVAZ e controla a empresa, dependendo de suprimentos vindos das fábricas na Romênia, pois mais de 20% das peças usadas pela Lada vem de fora da Rússia, em grande parte componentes eletrônicos. A fábrica em Izhevsk também parou de produzir carros.

Por enquanto, a produção ficará paralisada por apenas quatro dias, mas isto deve ser só o começo e mais interrupções podem acontecer. O WSJ cita um ex-membro da diretoria da AvtoVAZ, que teria dito que "se o comércio para, a AvtoVAZ para", por conta da dependência alta por peças importadas. Ainda não há um comunicado oficial da fabricante, embora a mídia russa tenha divulgado o seguinte posicionamento que teria vindo da Lada:

“Em conexão com a crise em curso no fornecimento de componentes eletrônicos e para evitar uma queda significativa no nível de renda dos funcionários da empresa, a administração da AvtoVAZ tomou as seguintes decisões sobre o horário de trabalho das fábricas de Togliatti e Izhevsk: 5 de março de 2022, é declarado um dia de inatividade com pagamento. O período de 9 a 11 de março é declarado dias ociosos com pagamento no valor de dois terços do salário médio mensal.”

Segundo as informações da MarkLines, a Lada foi a marca mais vendida da Rússia em fevereiro deste ano, com 22.378 unidades emplacadas, uma queda de 20,8% em comparação ao mesmo mês de 2021. A mídica local ainda diz que a produção da linha Granta, o modelo mais vendido da Lada, foi afetado, o que significa que o resultado de março será significantemente menor.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com