Imagine se você pudesse simplesmente ir a uma concessionária de automóveis e comprar um GAZ-24 novinho em folha ou um Zhiguli com uma garantia de fábrica. "Não funciona assim", você diria. E estará enganado. Na verdade, você tem a chance de se tornar proprietário de um carro novinho em folha, mas quase antigo. O carro, que estava à frente do tempo pelo menos por uma década, e com tanto sucesso, que no próximo ano celebrará seu 45º aniversário.

Há uma categoria de pessoas que adoram carros velhos. Uma "vindima" bem decorada sempre se destaca no riacho, mesmo que não seja um T-Bird de 1957, mas um simples "kopeck" soviético ou um BMW 316 da primeira geração. Tais carros muitas vezes não têm valor antigo e seus proprietários cuidam deles, fazendo deles um assunto de culto pessoal e que de vez em quando os levam para passear em festas do clube.

ВАЗ-2121 «Нива» на конвейере АвтоВАЗа
VAZ-2121 "Niva" em linha de montagem, 1977.

Se o carro tem de 15 a 30 anos de idade, se o equipamento de fábrica é preservado e seu estado está próximo do ideal, tal carro é normalmente chamado de "youngtimer", do inglês jovem - "young, young". Por mais estranho que pareça, não existe tal termo em inglês; ele foi inventado pelos alemães, tendo sido montado de duas raízes inglesas: por analogia e como um contrapeso ao "old timer" - carro realmente velho "de um museu".

Como regra geral, um Youngtimer é retirado da produção há muito tempo, as peças de reposição não são tão fáceis de encontrar, e a preservação sem falhas não garante um rodar tão impecável: a carroceria cansada é melhor para ser substituída, e o motor não deve ser utilizado em uma pista. O feliz proprietário terá que se confinar com o máximo de prazer - dirigir ordenadamente para alguma "Autocultura", obtendo alguns "gostos" no caminho, e festejar por um ou dois dias nos caminhos de Archangelskoye no jardim.

Lada Niva Legend Urban

O que é um charme de malabarista? Pergunte a seu proprietário: ele dará um nome a três coisas. O primeiro é o design legal da velha guarda (que pode ter parecido pouco notável naqueles dias, mas o tempo transforma tudo em um clássico).

O segundo é a simplicidade do projeto. É difícil explicar a uma mulher ou a um hipster, mas há um prazer especial em ver seu carro passar (não estou falando de buracos no chão, embora esse tipo de subcultura automotiva também exista). É bom saber que qualquer avaria, qualquer rangido ou batida que você possa identificar instantaneamente e se você mesmo quiser consertá-la. Ainda mais agradável é a sensação de controle total sobre o dispositivo mecânico, cujo princípio de ação você conhece bem.

Por fim, os motoristas mais experientes nomearão essa variedade de buzz, como dirigir um carro sem a ajuda da eletrônica. Mas como foi dito em um comercial da velha guarda: "é necessário dirigir para entendê-lo".

Салон Lada Niva Legend Urban

Bem, o Niva dá a seu proprietário todos esses três prazeres - sendo privado de todas as deficiências do carro antigo. É um novo Youngtimer real e sem imaginação: durante 44 anos, nem o design, nem a construção mudaram, embora o conforto tenha sido sensivelmente acrescentado.

Por falar em projeto e construção, ambos - como qualquer coisa criada não para se exibir, mas por pragmatismo nu - se tornaram tão próximos de um ideal, que se tornaram um protótipo de toda a classe de carros (hoje eles são chamados de crossovers compactos). Pode-se dizer que "Niva" é a mais pura expressão da própria idéia de um veículo que atravessa o país; os antigos gregos o chamavam de um eidos - um certo super-mundo, equivalente informativo de uma coisa material, um protótipo de todas as encarnações físicas.

Lada Niva Legend Urban

O conceito Niva foi um avanço na indústria automotiva global. Uma clássica história de sucesso americana: uma equipe de design jovem, ambiciosa, destemida; uma start-up em que ninguém acredita, mas que depois conquista o mundo - assim era a equipe VAZ nos anos 1970.

Parece estranho ler sobre isso agora, mas o nome Niva também conta uma história muito hipster: os filhos do designer Prusov se chamavam Natalia e Irina (N, I) e seu predecessor, Vladimir Soloviev, tinha Vadim e Andrey (V, A). Em outras palavras, Niva recebeu o nome da Mercedes (que foi batizada com o apelido familiar da filha do revendedor de automóveis, que correu o Daimler em 1901).

Na aparência de "Niva", ditada pela pura racionalidade, o designer moderno não encontrará a mínima falha: arcos de rodas largos e com forma regular, saliências dianteiras e traseiras curtas, proporções equilibradas, finalmente - laconismo extremo, que só o autor da idéia pode arcar, pois qualquer seguidor terá que se retirar deste laconismo em algum lugar: exatamente o mesmo desenvolvimento da idéia "Cybertrack " só piorará sua aparência, pois simplesmente não há nada mais simples e melhor.

Lada Niva Legend Urban на природе
Фара Lada Niva Legend Urban
Lada Niva Legend Urban, ручка двери

Se há 30 anos, quando centenas de carros estrangeiros entraram correndo no mercado russo, o Niva era visto como um "carro para camponeses", agora a atitude em relação a ele está mudando: começa-se a ver nele algo como um "Helicab russo" - elegante por causa de sua simplicidade contida e elegante.

No entanto, uma Niva Bronto "proxeneta" se encaixaria neste papel, já que Geländewagen é completamente outro sortimento: "ksiva", "blinkalika", placas de números legais e outros nossos pathos paroquiais; um motorista "gelik" em 2021 parece um zumbi ridículo dos anos 1990. O Niva, por outro lado, é gentil, doce e muito caseiro; parece que deveria vir com Balenciaga e um MacBook hoje.

O que é um grande negócio para alguém que o vê como um acessório de moda em vez de um carrinho para transportar sua sogra e suas panelas, o Niva praticamente parou de quebrar e está sob garantia de fábrica. O famoso "zumbido da caixa de transferência" ainda pode ser ouvido se você se esforçar - mas agora ele só aumenta o prazer do contato com a mecânica nua e autêntica.

Lada Niva Legend Urban на природе

A primeira coisa que fiz quando levei o Niva para um test drive foi, é claro, sair da estrada, porque é exatamente com isso que o consumidor médio associa o carro. Francamente falando, não tive mais prazer do que com meu Pajero Sport. O valor deste carro hoje não está na lama - embora, certamente, aqui o Niva ainda seja capaz de muito.

Tendo voltado à cidade, não pude resistir à tentação de brincar um pouco na rua Sadovoe - certamente, dentro dos limites de velocidade permitidos. Eu posso dizer: não é para que se apresse em frente, mas vai bem rápido. As mudanças são confortáveis, os freios são bastante adequados. Três alavancas de transmissão - por um lado, é excedente, você deve ler o manual de instruções; por outro lado, você pode dizer à sua namorada, que a segunda alavanca é para ela, a terceira - para os passageiros.

Трансмиссионные рычаги Lada Niva Legend Urban

Os motoristas de alguns carros sabem o que é "nenhum respeito no fluxo" (é quando todos te cortam porque você está dirigindo uma bota velha) assim: quando você está vestido normalmente e não parece um kolhoznik, é claro para todos que você tem um Niva apenas por diversão. Porque é legal, não porque você é tão pobre. Porque se você fosse pobre, compraria alguma coisa estrangeira antiga, perigosa e totalmente fora de moda por esse mesmo meio milhão.

Galeria: Lada Niva Legend Urban

Envie seu flagra! flagra@motor1.com