Uma versão mais esportiva do Fiat Pulse é algo que vem sendo especulado desde antes do lançamento do primeiro SUV da marca. A história já foi confirmada e desmentida diversas vezes, mas parece que agora o Pulse Abarth realmente deve sair do forno. E isso deve acontecer já nos próximos meses.
A Stellantis, grupo que controla Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën no Brasil, acaba de divulgar um comunicado antecipando que um novo modelo deve chegar ao nosso mercado muito em breve trazendo novamente o nome Abarth. A divisão de esportivos da Fiat já fez algumas aparições por aqui com versões de modelos conhecidos, tais como Stilo e 500.
O comunicado diz apenas que a Fiat deverá revelar nos próximos meses um plano para "envenenar" sua rede de concessionárias. O texto ainda menciona "picada", fazendo menção ao ferrão do escorpião, símbolo utilizado pelos carros Abarth no emblema desde que o fundador, Carlo Abarth, começou a oferecer kits de performance lá atrás, em 1949, para os modelos da marca Fiat.
Prepare-se! Muito em breve você vai saber como a Fiat pretende “envenenar” a sua rede de concessionárias com um veículo projetado sob medida para quem é obcecado por performance, esportividade e que não abre mão de uma experiência única de direção que somente a “picada” de uma marca provocante poderia proporcionar...
Em novembro do ano passado, você leu aqui no Motor1.com que o Fiat Pulse Abarth estava de fato nos planos da marca para complementar a gama de configurações do primeiro SUV da marca. Hoje ela é formada pelas versões Drive, com motor 1.3 aspirado de 4 cilindros, Audace e Impetus, estas duas com o 1.0 turbo de 3 cilindros gerando até 130 cv de potência.
O futuro Fiat Pulse Abarth deverá adotar o conhecido motor 1.3 turboflex já usado nos modelos Fiat Toro e Jeep Compass. Nos utilitários, o propulsor entrega até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque - números que devem garantir boa performance para o porte do Pulse. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de um novo acerto, com ainda mais potência e força.
A suspensão também será retrabalhada e terá calibração inteiramente voltada para a performance. Na comparação com as demais versões, o Pulse Abarth terá comportamento otimizado em curvas e situações de maior exigência da carroceria. Além disso, os freios serão modificados para dar conta da potência extra e garantir máxima segurança.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Fiat Pulse Drive 1.3 AT tem desconto de até R$ 9.000 no preço
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Fiat Pulse volta a ter versão Drive 1.0 T200, a turbo de entrada